A Coca-Cola Company anunciou hoje (2/6) um investimento de aproximadamente 500 milhões de dólares para aumentar a disponibilidade de embalagens retornáveis na América Latina, o que contempla a expansão da oferta em supermercados e em novos canais digitais, como o Na sua casa by Coca-Cola, disponível atualmente no Brasil para consumidores do Rio de Janeiro.
O objetivo é fortalecer a meta global da empresa de ter até 2030, no mínimo, 25% do seu portfólio comercializado com embalagens retornáveis. Na América Latina, a expectativa da Coca-Cola é alcançar o patamar de 40% de retornáveis nos próximos anos, em conjunto com seus engarrafadores. Em 2021, o índice chegou a 34%, o que levou a região a ter o maior percentual desse tipo de embalagem em todo o sistema Coca-Cola no mundo.
“Compartilhamos com os consumidores o nosso compromisso em enfrentar os impactos da geração de resíduos. É exatamente isso que estamos tentando reforçar ao investir, por meio das nossas marcas, em ações que têm como propósito estimular as pessoas a optarem por embalagens retornáveis, sempre que possível”, diz Javier Meza, SVP de Marketing da Coca-Cola América Latina.
As embalagens representam 30% da pegada de carbono da empresa no total e, ao utilizar menos recursos, as retornáveis estão entre uma das maneiras mais eficazes de reduzir a emissão de gases. Dentro deste contexto, a companhia quer incentivar a consciência na América Latina sobre como a retornabilidade tem um impacto positivo na pegada ambiental e no fomento da economia circular, visto que é um modelo de produção e consumo que envolve reutilizar materiais existentes pelo tempo que for tecnicamente possível, estimulando, desta forma, a extensão do ciclo de vida dos produtos e reduzindo resíduos.
“Uma embalagem retornável tem um ciclo de ‘idas e voltas’ das fábricas para reutilização. Neste ciclo, as retornáveis de plástico podem ser usadas 20 vezes e as de vidro 35 vezes. Ou seja, esse dado mostra o quanto a operação circular com as retornáveis tem um impacto significativo no ambiente. Após todos esses ciclos, as garrafas ainda são destinadas para a reciclagem”, afirma Rodrigo Brito, gerente sênior de Sustentabilidade Cone Sul da Coca-Cola América Latina.
“O uso de retornáveis evita a produção de 10 bilhões de embalagens na América Latina anualmente e pode reduzir em até 45% a pegada de carbono e 45% da hídrica, quando comparada as não retornáveis”, afirma Ángela Maria Zuluaga, Sr. Vice-Presidente, Assuntos Públicos, Comunicações e Sustentabilidade da Coca-Cola América Latina.