A marca de vinhos croata Enosophia, da vinícola Osilovac, adotou um rótulo interativo que toca música através de realidade aumentada. O desafio da vinícola era posicionar a marca na mente dos jovens consumidores, mas não descuidar de outros amantes do vinho.
Assim, o rótulo unidimensional (uma espécie de código de barras) na garrafa de vinho é combinado com tecnologias digitais, permitindo que o consumidor interaja com o vinho de uma nova maneira.
Os dois primeiros vinhos lançados sob a marca Enosophia, Grasevina TRS No. 5 e rosé Matarouge, têm rótulos interativos. Através de um aplicativo de realidade aumentada criado pela própria marca (Enosohia, disponível nas lojas de apps), o rótulo do vinho TRS nº 5 traz uma música harmoniosa, “composta para melhorar o sabor do vinho”, conforme dizem os produtores.
Já ao digitalizar o rótulo Matarouge, o usuário tem acesso a mapas interativos das regiões produtoras de vinhos de rosés mais famosas do mundo, com informações específicas sobre cada uma dessas áreas.