Produtividade, eficiência, sustentabilidade e transparência: etiquetas inteligentes são o futuro da indústria

Por Fabiana Wu*

*Fabiana Wu é Gerente de RFID da Avery Dennison na América Latina, líder global em ciência de materiais e maior fabricante de etiquetas RFID do mundo.

O Dia Nacional da Indústria é celebrado anualmente em 25 de maio, como homenagem ao patrono do setor secundário do país, Roberto Simonsen, e todas as suas contribuições como engenheiro industrial, administrador, professor, historiador e político, assim como os avanços promovidos enquanto presidiu a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP).

Acompanhando sua evolução constante e os avanços conquistados, que hoje integram a indústria 4.0, também chamada de Quarta Revolução Industrial, a chegada de novas tecnologias de identificação digital, como a RFID (identificação por radiofrequência), têm contribuído em diferentes etapas da cadeia produtiva e na maneira como as empresas se comunicam e se conectam com o consumidor final. Consideradas etiquetas inteligentes, as soluções que contam com essa tecnologia agregada proporcionam ganhos aos mais diferentes segmentos, desde o setor de vestuário até as indústrias alimentícia, farmacêutica, cosmética, automotiva, aviação e muito mais.

Entre as contribuições, ao fornecerem uma identidade digital exclusiva a cada item, as etiquetas inteligentes se destacam pela alta precisão das informações no que diz respeito à eficiência das cadeias de suprimentos, melhoria nos processos internos e controle dos estoques, evitando a escassez de itens, acompanhando os prazos de validade e prevenindo desperdícios, assim como o monitoramento das entregas em tempo real e o planejamento de rotas, com um rastreamento logístico de ponta a ponta.

Além desses atributos, as etiquetas inteligentes permitem que a indústria ofereça melhores experiências ao consumidor final, ao agregar segurança e facilidade na escolha pelos produtos que melhor atendam suas necessidades. A introdução das identidades digitais, ampliação da rastreabilidade e o uso de materiais sustentáveis faz com que haja transparência no que é oferecido aos consumidores, sob os mais altos padrões de visibilidade, segurança e autenticidade possíveis. Com o objetivo de atender a demanda crescente por essas soluções, recentemente iniciamos as operações de uma nova fábrica de etiquetas inteligentes na unidade da Avery Dennison no Brasil. Localizada em Vinhedo, interior de São Paulo, nossa nova unidade já está produzindo uma ampla variedade de designs de inlays com soluções para diferentes setores de atuação. Além dos investimentos em capacidade produtiva, a nova planta recebeu também um laboratório conceito, o ILab Brasil, centro de experiência único que mostra os recursos da companhia em tecnologias de identificação digital. Assim como os outros laboratórios interativos da empresa pelo mundo, o espaço é palco para acompanhar a progressão tecnológica e transformação do mercado através do uso de RFID. 

COMENTÁRIOS