Novos pontos de coleta de vidro para reciclagem são instalados em São Paulo

Atualizado em 1/6/2022

Aumentar a coleta de vidro destinado para reciclagem. Esse é o propósito de um projeto que prevê a instalação de 200 containers de Pontos de Entrega Voluntária (PEV), no eixo São Paulo – Campinas – Mogi das Cruzes, e que tem como meta alcançar cerca de 4 mil toneladas de cacos por ano. Os primeiros pontos foram instalados e já estão disponíveis para a população.

O projeto, intitulado Vidro Vira Vidro, é liderado por dois importantes atores da cadeia do vidro no Brasil: a Verallia, líder europeia e terceira maior produtora de embalagens de vidro para alimentos e bebidas do mundo, e a Massfix, líder nacional na reciclagem de cacos de vidros. No caso da cidade de São Paulo, a instalação dos PEVs conta com o apoio da Ecourbis, concessionária responsável pela coleta, transporte e destinação ambientalmente correta de resíduos domiciliares, materiais recicláveis e resíduos dos serviços de saúde.

Os containers possuem uma tecnologia que auxilia na limpeza do coletor. Com isso, é possível fazer uma rota otimizada e organizada. O projeto prevê disponibilizá-los em locais públicos e privados, como postos de gasolina, supermercados e condomínios. Estes pontos serão estrategicamente selecionados, o que viabiliza a organização, a coleta adequada e incentiva a boa prática ambiental. Veja abaixo os locais dos pontos de coleta.

EmbalagemMarca recebeu um comunicado da Ecourbis afirmando que a empresa não participa nem apoia o Projeto Vira Vida. Leia a seguir a nota da companhia:

“Diferentemente do que consta na matéria, a Ecourbis não está apoiando o projeto Vidro Vira Vidro, quer seja por meio do fornecimento e instalação de contêineres para a coleta desse item ou de qualquer outra forma.

A EcoUrbis Ambiental é a concessionária municipal responsável pela coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos domiciliares,  materiais recicláveis e resíduos dos serviços de saúde nas zonas sul e leste da cidade de São Paulo.

Há alguns meses, no âmbito de um projeto-piloto, a Concessionária instalou sete contêineres para que a população descarte o vidro.

Todo o material coletado é encaminhado para a Central Mecanizada de Triagem – CMT Carolina Maria de Jesus e entregue aos cuidados da Cooperativa de Coleta Seletiva da Capela do Socorro (Coopercaps), uma das 25 cooperativas conveniadas à prefeitura de São Paulo.

A ação da Ecourbis no âmbito das empresas que conduzem o projeto Vidro Vira Vidro limitou-se a uma aproximação entre elas e a Coopercaps.”

Endereços:

São Paulo

– Rua Werner Von Siemens, 111, Lapa de Baixo

– Av. Das Nações Unidas, 22540, Cidade Monções

– Praça Ramiro Cabral da Silva Av. Antônio Barbosa da Silva Sandoval X Rua Lauzane

– Praça João Pedro da Luz – Av. Inácio da Cunha Leme, 515- canteiro central

– Praça Enzo Ferrari – Interlagos

– Praça Capitão Antonio Dell Zotto – Rua João P. Viegas, 1154 x Rua Eriberto B. Cajazeiras

– Av. Miguel Yunes, 500 – Bairro Usina Piratininga

– Parque Severo Gomes – R. Pires de Oliveira, 356 – Granja Julieta

– Supermercado Barbosa – R. Abel Tavares, 1149 – Jardim Belém, São Paulo

– Auto Posto Shell Rede Sena – Estr. Guarulhos Nazare, 2328 – Jd Novo Portugal

Outras cidades de São Paulo:

– Cond. Arujazinho V – Estrada Arujá-Itaquá, SP 56, 1637 – Jardim Limoeiro – Arujá

– Vila Gastronômica – Rua Jurandir Sanches Miolino, 135 – Caputera – Arujá

– Supermercado Styllus  –  Rua Major Benjamin Franco, 555 – Jardim Vitoria – Arujá

– Cond. Country Club – Rua Deolinda Nobrega de Almeida, km 40,5 – Centro – Arujá

– Posto Quality Aruã – Rua, Av. Pres. Gen. Dutra, 20, Mogi das Cruzes

– Posto Quality Vila Oliveira – R. Cel. Cardoso de Siqueira, 980 – Vila Oliveira, Mogi das Cruzes

– Auto Posto Shell Rede Sena – ESTR PRES JK DE OLIVEIRA, 401 – Jardim Albertina, Guarulhos

– Cond. Residencial Park San Diego – R. Onze de Abril, 2 – Pte. Grande, Guarulhos

COMENTÁRIOS