iFood vai arrecadar R$ 100 milhões para desafio da embalagem sustentável

O iFood, maior foodtech da América Latina, e a XPRIZE, líder em competições de prêmios para acelerar avanços que beneficiam a humanidade, formalizam parceria para arrecadar20 milhões de dólares e realizar uma competição que estimulará inovações para o desenvolvimento de uma embalagem circular de alimentos para reduzir o impacto ambiental.

O concurso de embalagens circulares para alimentos será focado na pesquisa e desenvolvimento de embalagens biodegradáveis, flexíveis e de base biológica, como sacolas plásticas e filmes PVC. As embalagens devem ser sustentáveis em grande escala, seguras para o consumo humano e para o ambiente.

O prêmio total será de 10 milhões de dólares para as equipes selecionadas por juízes terceiros com base nas diretrizes do prêmio. O primeiro colocado receberá 6 milhões de dólares, o segundo 2 milhões de dólares e o terceiro 1 milhão de dólares. Além disso, também será concedido 1 milhão de dólares para os Milestone Prizes – prêmios concedidos para apoiar soluções de dimensionamento aos participantes que cumpriram metas ao longo da competição.

O iFood, como investidor desta competição de desenvolvimento tecnológico XPRIZE, também buscará atrair empresas, para que possam investir, juntos,20 milhões de dólares para viabilizar a concorrência para a busca de projetos inovadores de embalagens sustentáveis. Desde julho de 2021, o CEO do iFood, Fabrício Bloisi, integra o conselho de inovação da XPRIZE e colabora para a criação de um futuro mais promissor para a humanidade.

“Hoje, muitas empresas já perceberam e outras começam a perceber que devem desempenhar um papel além de seus negócios, atuando diretamente na solução de problemas globais. Portanto, a agenda ESG tem sido e será cada vez mais abordada. Essa é uma das razões pelas quais estamos investindo na XPRIZE e difundindo seu conhecimento no Brasil. Entre tantas soluções que essa organização possibilitou, como a ZZAPPMALARIA – que usa Inteligência Artificial para erradicar a malária – precisamos estimular as empresas a investir no próximo desafio, além de incentivar que universidades e startups brasileiras se inscrevam na competição, para o Brasil fazer parte da liderança no desenvolvimento de projetos de pesquisa que vai ajudar a reduzir o uso de plástico e garantir um futuro mais promissor para o nosso meio ambiente”, explica Bloisi.

“Só a inovação possibilita a criação de soluções para diminuir o impacto das empresas no meio ambiente e combater as mudanças climáticas. Nos unimos com a XPRIZE porque é um player importante nesse cenário. Além disso, temos o desejo de acompanhar de perto o desenvolvimento de soluções sustentáveis que possam ser replicadas em larga escala para todo o mundo”, afirma João Barreto, diretor de planejamento e sustentabilidade do iFood.

COMENTÁRIOS