Com parcerias estratégicas, Ardagh Metal Packaging reafirma seu compromisso em sustentabilidade

A Ardagh Metal Packaging (AMP), uma empresa do Grupo Ardagh, reafirma o compromisso de diminuir seus impactos ambientais no país por meio de ações como a redução de emissões de CO2, o uso de energia renovável e plantas zero aterro. Tais iniciativas são ponto de partida da área de sustentabilidade, que vem sendo ampliada no país para trazer metas cada vez mais estratégicas. A exemplo disso, recentemente a empresa consolidou sua parceria com a Ambev, no pacto coletivo para gestão de mudanças, ao assinar o Compromisso pela Ação Climática, criado pela marca.

Assim, a AMP faz parte dos 160 parceiros da Ambev que assinaram o Compromisso pela Ação Climática, uma aliança inédita realizada com seus fornecedores. Com isso, a estratégia da Ambev é reduzir em 25% as emissões de carbono na cadeia de valor da marca nos próximos dois anos e, até 2040, zerar emissões próprias e de terceiros. “Por meio de parcerias como essa, queremos reafirmar nosso compromisso com a sustentabilidade e apresentar ao mercado novas ações que possam contribuir com o meio ambiente e inspirar outras empresas a seguirem esse caminho. Uma união de forças que busca beneficiar a sociedade como um todo”, afirma Elisângela Matos, diretora de Sustentabilidade da AMP para o Brasil.

Com diversos certificados na área, o Grupo Ardagh almeja implementar sua estratégia de sustentabilidade, lançada em 2020, baseada em três pilares (emissões, ecologia e social), para reforçar o comprometimento da empresa com o tema. Além disso, busca mapear compromissos e estabelecer metas ambiciosas para esta década. Atualmente, a companhia é signatária do Pacto Global da ONU em nível mundial e está comprometida com o Acordo Climático de Paris de 2015 para alcançar emissões zero até 2050.

No Brasil, diversas iniciativas de sustentabilidade da AMP merecem destaque. As fábricas de Jacareí (SP) – também considerada a maior fábrica de latas de alumínio da América do Sul – e de Alagoinhas (BA) são aterro zero e, só em 2021, mais de quatro mil toneladas de resíduos gerados nessas plantas deixaram de ir para aterros e foram transformadas em produtos que contribuem para a economia circular, gerando impacto social positivo na cadeia.

Os próximos desafios envolvem a redução da emissão de compostos orgânicos voláteis (VOC – sigla em inglês para Volatile Organic Compounds), redução na intensidade do consumo de água e uso de 100% de energia renovável nas operações, até 2030. Nos últimos anos, a AMP avançou significativamente nas iniciativas com o foco na questão ambiental no Brasil.

“Temos trabalhado fortemente para atingir nossas metas de sustentabilidade, por meio de ações inovadoras e parcerias estratégicas, como a que selamos recentemente com a Ambev, com foco nas questões ambientais. Além disso, a expectativa para 2022 é desenvolver ainda mais o pilar social nas regiões onde estamos inseridos”, finaliza Elisângela.

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