A Coca-Cola lança no Reino Unido suas primeiras garrafas de PET com tampas acopladas (tethered caps). A empresa de bebidas anunciou que estava colocando no mercado as novas versões das garrafas plásticas, o deve facilitar a reciclagem das tampas, evitando que elas se percam.
Segundo a empresa, garrafas de PET das marcas Coke, Coke Zero Sugar, Diet Coke, Fanta, Sprite e Dr Pepper terão tampas acopladas até o início de 2024. A transição aplica-se apenas a garrafas do Reino Unido.
“É uma pequena mudança com a qual esperamos ter um grande impacto, garantindo que, quando os consumidores reciclarem as nossas garrafas, nenhuma tampa seja esquecida”, explicou Jon Woods, gerente geral da Coca-Cola na Grã-Bretanha.
Saiba mais AQUI sobre tethered caps na reportagem especial da revista EmbalagemMarca
Antes da Grã-Bretanha, a Coca-Cola já havia adotado esse sistema de fechamento na Espanha e depois na Alemanha, na planta de refrigerantes de Dorsten.
Em seguida, o sistema entrou em operação em Mannheim e na semana passada em Mönchengladbach, também na Alemanha, com tampas produzidas pela Bericap.
Além de serem problema para o meio ambiente, os resíduos plásticos também afetam a imagem de companhias como a Coca-Cola. Quando as garrafas ou tampas da empresa aparecem em praias ou aterros, consumidores as reconhecem como produtos da Coca-Cola, o que corrói a reputação da marca. Como resultado, mais empresas estão tomando medidas para tentar reduzir os seus resíduos.
Mas a preocupação vai além da reputação e do meio ambiente: há também a ameaça de regulamentos governamentais. A União Europeia, por exemplo, exige que tampas sejam fixadas a algumas garrafas de plástico como parte da sua diretriz relativa às embalagens de uso único. As empresas têm de cumprir a regra até ao final de 2024.