Ardagh Group anuncia construção de duas fábricas de embalagens em MG

A fabricante de embalagens Ardagh Group anunciou a construção de duas fábricas em Juiz de Fora (MG), uma de latas de alumínio e uma de embalagens de vidro.

A Ardagh Metal Packaging (AMP) terá sua quarta unidade fabril no Brasil, em um terreno de 260 000 m², que contará com 130 mil m²de área construída para produção e estoque. Em sua primeira fase, a planta terá capacidade de produzir até três bilhões de latas de alumínio por ano, com duas linhas de produção. As obras desta fase terão início no terceiro trimestre de 2022 e a estimativa é de que sejam concluídas em 2023.

Com esse investimento, a expectativa é de gerar um total de 380 empregos na região, nas áreas de eletrônica, ferramentaria, mecânica, meio ambiente, produção, qualidade, química, segurança do trabalho, engenharia, logística, PCP, suprimentos e outras diversas posições na área administrativa. Atualmente, a empresa possui fábricas em Jacareí (SP), Alagoinhas (BA) e Manaus (AM).

Já a Ardagh Glass Packaging (AGP) terá sua primeira fábrica de embalagens de vidro no país, localizada em Juiz de Fora, Minas Gerais. O terreno possui uma área de aproximadamente 130.000 m² e serão construídos aproximadamente 70.000 m² de área de produção e estoque. A planta contará com dois fornos na sua primeira fase. As obras terão início no terceiro trimestre de 2022 e a estimativa é de que sejam concluídas em 2024. Com esse investimento, a AGP pretende gerar aproximadamente 300 vagas de empregos diretos na região.

Com a estreia na produção de embalagens de vidros no Brasil, a expectativa da AGP é de apresentar ao mercado nacional “o que há de mais moderno e sustentável em embalagens recicláveis, ampliando a oferta de produtos de qualidade à indústria de bebidas”.

“Juiz de Fora (MG) foi escolhida estrategicamente para ampliar a presença da Ardagh na região Sudeste, que é um importante mercado em contínua expansão. Outro aspecto promissor é a viabilidade da construção de um terminal ferroviário neste polo, utilizando a linha ferroviária adjacente a este. O modal poderá ser utilizado para o recebimento de matérias primas e o transporte dos produtos acabados da Ardagh”, afirma o CEO da Ardagh Metal Packaging, Jorge Bannitz.

“Seguindo os mais rígidos critérios sustentáveis, a fábrica foi projetada com equipamentos modernos, tecnologia de ponta e alta eficiência energética, que proporcionam menor consumo de energia elétrica, combustível e água no processo. Além disto, visando minimizar o impacto ambiental, serão instalados equipamentos para reduzir a emissão de compostos orgânicos voláteis (VOCs) à atmosfera, além de uso de energia renovável. As instalações contarão com iluminação LED”, completa o CEO da AMP.

COMENTÁRIOS