3M apresenta embalagem produzida com 100% de plástico reciclado pós-consumo

A 3M do Brasil apresenta sua primeira embalagem produzida com 100% de plástico reciclado, criada a partir de polietileno reciclado com resina pós-consumo (PCR). Os frascos dispensam o uso de plástico virgem derivado do petróleo. As embalagens são utilizadas na linha de polimento da área automotiva da companhia.

O frasco, criado e produzido no País, é o primeiro da 3M na América Latina a utilizar 100% de plástico PCR. A produção ocorre por meio da triagem automática de sucata de garrafas em fardos e flocos para obter resinas pós-consumo granuladas, utilizando embalagens recicláveis com registro de procedência e rastreabilidade, que validam a autenticidade das matérias primas.

A iniciativa ganhou forma e impulso a partir do 1º Hackathon de Sustentabilidade da 3M na América Latina, evento interno realizado no final de 2020. “Antes mesmo do concurso, nossa equipe já vinha pensando nessa ideia. A nossa participação e boa classificação do projeto na competição foram os incentivos que precisávamos para tirá-lo do papel e desenvolvê-lo dentro da companhia, especialmente em uma área que demanda um número expoente de embalagens”, conta Alessandra Bassotelli, engenheira de embalagens da 3M e líder do projeto “Embalagens 3M Moldadas por Sopro com Resina Reciclada Pós Consumo”, apresentado no Hackathon.

Segundo a 3M, a embalagem teve ótimo desempenho mecânico e a performance validada por meio de testes de confiabilidade, como o de envelhecimento acelerado a quente, de acordo com a exigência da ANVISA de avaliação da vida útil na prateleira, testes de compatibilidade química, adesão do rótulo ao novo frasco e à logística da fábrica, até os pontos de venda. A produção da embalagem contou com o engajamento da Plimax, que já era fornecedora da 3M, e da Wise, produtora de resinas termoplásticas e perfis poliméricos fabricados a partir de materiais plásticos recicláveis.

COMENTÁRIOS