Reunindo tecnologias e inovações para a cadeia industrial de bebidas, Envase Brasil abre as portas em Bento Gonçalves

Programação segue até quinta-feira e contempla eventos paralelos com grandes nomes do setor nacional

O setor da cadeia industrial de bebida e alimentos começou a se reunir nesta terça-feira, em Bento Gonçalves, com a abertura da Envase Brasil. Considerada um dos principais eventos do segmento na América do Sul, a feira segue até quinta-feira, com entrada gratuita. Ao todo, cerca de 130 expositores estão presentes e apresentam ao público novidades e tecnologias. Os estandes contemplam marcas de pelo menos 12 países. Além de ser uma vitrine de novidades em tecnologia, produtos e serviços para a indústria de bebidas e alimentos, a Envase Brasil abrange palestras e encontros com vários nomes especializados do setor.

Um dos destaques do primeiro dia de evento foi a 4ª Conferência da Qualidade e Segurança de Alimentos. Com o objetivo de destacar os riscos e as oportunidades para os negócios de quem atua na produção de cerveja e vinho, o encontro reuniu empreendedores desses dois segmentos, além de profissionais do ramo de alimentos. “A carência de conhecimento está impedindo a certificação de empresas. Não importa o tamanho do negócio, a segurança de alimentos é algo que precisa estar em pauta”, explicou Silvia Berenguer, curadora da conferência, que abriu a conferência.

Entre os palestrantes do encontro esteve presente a coordenadora geral de Vinhos e Bebidas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Juçara Aparecida André. Ela faltou sobre os ensinamentos do caso da Cervejaria Backer – marca nacional que ficou mundialmente conhecida em função de dezenas de casos de intoxicação em 2020. “O objetivo das nossas ações desde então é evitar novos episódios nesse sentido, visto que esse caso foi totalmente evitável”, destacou.

Durante a palestra, Juçara destacou as medidas que o MAPA vem implementando nos últimos meses, como a intensificação de intimações e fechamentos de estabelecimentos que utilizam o líquido refrigerante com substância tóxica. Ela também antecipou que uma nova IN (Instrução Normativa) está sendo desenvolvida e testada. O documento irá estabelecer os controles mínimos a serem adotados pelos estabelecimentos de produtos de origem vegetal. A chamada IN dos Controles, destaca Juçara, deve ser publicada no próximo ano.

O estudo do complexo econômico da uva e do vinho também foi tema da programação da Envase Brasil no primeiro dia do evento. Quem abordou o assunto foi o presidente do Conselho de Planejamento e Gestão da Aplicação de Recursos Financeiros para Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS), Luciano Rebellato.

A programação para essa edição foi pensada nos mercados produtores de vinhos, espumantes, sucos, cervejas, lácteos, cachaça e destilados, azeites e água mineral. O visitante da Envase Brasil tem acesso a uma verdadeira imersão de informações e novidades por meio dos eventos paralelos da feira. O acesso à Envase Brasil é gratuito e feito mediante cadastro pelo site https://www.envasebrasil.com.br/.

Visite o stand da PE Labellers na Envase Brasil:

Com temas em alta no mercado de bebidas, Beverage Day ocorre nesta quarta e quinta-feira

Um dos destaques da programação do segundo e do terceiro dia da Envase é o Beverage Day, promovido pela Revista Engarrafador Moderno. O evento ocorre nos dias 27 e 28 (veja programação completa abaixo) e tem como papel ser um facilitador de parcerias e conexões. É uma oportunidade de atualização para profissionais do segmento.

A sequência de palestras abordará temas em alta para o mercado de bebidas, passando por questões ligadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação. Dentre os nomes que palestrarão, estão profissionais das indústrias de cerveja, refrigerante, água mineral, vinho, sucos e outras bebidas. Temas como ESG – que se refere a questões ambientais, sociais e de governança corporativa – estão na pauta do encontro. A temática será abordada por dois profissionais: um deles é o Gerente de Sustentabilidade e Melhoria Contínua do Grupo Petrópolis, Alaercio Nicoletti, e também o Diretor Executivo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Alexandre Angonez. Ambas palestras ocorrem no dia 27.

Outro destaque da programação é relacionado à Indústria 4.0, que será apresentada pelo Gerente de Engenharia da Coca-Cola Andina, Fausto Padrão. O profissional foi responsável pela implantação da fábrica de refrigerante mais moderna da América Latina, agregando conhecimento técnico e didático aos visitantes do Beverage Day.

A PROGRAMAÇÃO

:: 27 de abril – QUARTA-FEIRA

– Neste dia, haverá visita dos Associados e da Diretoria da AGEDAM (Associação Gaúcha dos Envasadores de Água Mineral) e da Comitiva dos Associados e da Diretoria da Apil (Associação das Pequenas e Médias Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul.)

14h – Abertura do pavilhão para visita e negócios

14h30 – Beverage Day Região Sul – Dia 1 (Auditório A)

Temas abordados:

* ESG e inovação em bebidas: Implantação e Aplicação na indústria

* Gestão de equipes: Gerando engajamento, otimizando resultados

* Revolução Metaverso: Conceitos, Oportunidades e Como fazer negócios

* Inovação como estratégia de sustentabilidade na indústria de bebidas

* Estratégias ESG gerando valor e competitividade nas vinícolas

* Tendências para envase de bebidas sem conservantes

14h30 – Talk Show AGM SHARE (Auditório B)

Tema abordado:

* Controle de qualidade e estabilidade físico-química e microbiológica em cervejarias

17h30 – Queijos e Cia | Harmonização de cervejas artesanais (Arena Dinâmica)

:: 28 de abril – QUINTA-FEIRA

14h – Abertura do pavilhão para visita e negócios

14h30 – Beverage Day Região Sul – Dia 2 (Auditório A)

Temas abordados:

* Inovação e aplicações no envase de vinho e outras bebidas

* Como a tecnologia pode ajudar varejo e indústria a aumentar receitas e reduzir custos com controle de estoque e rastreabilidade da cadeia logística?

* Fatores chave para uma cervejaria campeã

* Soluções Prozyn para otimização da produção de sucos e vinhos

* Saiba como o BRAUMAT pode facilitar a sua vida

15h – Talk show Cachaças Gaúchas (Auditório B)

17h30 – Lançamento do livro (Quase) Todos os Segredos das Cachaças Gaúchas (Auditório B)

17h30 – Queijos e Cia | Harmonização de cachaça e destilados (Arena Dinâmica)

:: SERVIÇO

Envase Brasil – Feira Internacional de Máquinas, Equipamentos, Tecnologia e Insumos para bebidas e alimentos.

De 26 a 28 de abril, das 14h às 20h

Bento Gonçalves, na Fundaparque – Parque de Eventos de Bento Gonçalves

Informaçõeswww.envasebrasil.com.br

COMENTÁRIOS