Por que a embalagem é tão importante para a qualidade do alimento do pet

Até serem adquiridas pelo dono do animal alimentos passam por diversas etapas de produção; segurança alimentar visa garantir a qualidade do produto do início ao fim

Por Diego Ezequiel*

*Diego Ezequiel, gerente de vendas da Henkel

Quando compramos um alimento para o animal de estimação, presumimos que o produto dentro da embalagem esteja em perfeitas condições para consumo, sobretudo quando está na validade. No entanto, até ser adquirida pelo dono do pet, a comida passou por diversas etapas de produção, armazenamento e transporte, e todas essas fases precisam estar protegidas contra qualquer falha que possa interferir na qualidade do alimento. 

Essa preocupação em garantir a integridade do alimento do início ao fim tem um nome: segurança alimentar, que é um conjunto de práticas para impedir qualquer contaminação física e microbiológica ao longo da produção, manipulação e distribuição do alimento.

Diante dessa necessidade de proteção máxima aos alimentos contra agentes internos e externos, a embalagem tem papel essencial na segurança alimentar. A embalagem precisa assegurar a conservação completa mesmo a temperaturas extremas, assim como impedir o contato de materiais internos da embalagem com o alimento, independentemente do tipo de material e formato utilizados.    

Embalagens produzidas sem o padrão de segurança adequado estão sujeitas à liberação de substâncias para o alimento que podem causar intoxicação e prejudicar os organismos dos pets no médio e longo prazo. A garantia de um produto intacto até a abertura da embalagem envolve diversos fatores, entre os quais a utilização de adesivos específicos para cada tipo de embalagem.

A grande maioria das embalagens para pets utiliza soluções adesivas. Em embalagens flexíveis para ração seca e úmida, por exemplo, os adesivos promovem a união das camadas de plástico e, em algumas embalagens de alumínio ou filme metalizado. Essas camadas são responsáveis pela barreira entre o ambiente e o alimento envasado, portanto é mandatório que o adesivo cumpra esta função.

Uma das maiores preocupações é para que o adesivo não libere substâncias para alimento dentro da embalagem. O uso de soluções e tecnologias adesivas de alta performance, aliado a procedimentos atestados por órgãos reguladores de alimentos, garantem a segurança alimentar e são decisivos na definição dos alimentos para os animais.

A qualidade da embalagem é um dos elementos fundamentais para escolher o produto que será servido aos pets. Aquela matéria-prima com baixa qualidade e que não atenda às normas da legislação pode representar riscos importantes à saúde. Quando for escolher os alimentos para o seu pet, opte por produtos de marcas conhecidas no mercado e que apresentem as certificações da vigilância sanitária nas embalagens. Esses fabricantes prezam pela qualidade e segurança do alimento.

COMENTÁRIOS