Novelis celebra 45 anos da fábrica de Pindamonhangaba (SP) com investimento de R$ 450 milhões

A Novelis celebra, neste mês, o 45º aniversário de sua fábrica em Pindamonhangaba (SP). O complexo, fundado em 1977, é considerado o maior da América do Sul para laminação e reciclagem de alumínio. Além de comemorar o quase meio século da inauguração da planta, a data marca o início dos novos investimentos da companhia – que elevarão a capacidade para 750 mil toneladas de laminados por ano.

Desde a inauguração, mais de 1,3 bilhão de dólares já foi investido em aquisições, melhorias e modernizações para atender à crescente demanda de mercado. A planta começou operando com uma capacidade de produção de 30 mil toneladas ao ano. Em 2021, a Novelis finalizou investimentos que elevaram a capacidade de laminados para 680 mil toneladas por ano, o que representa um crescimento de mais de 2 000%.

Os investimentos elevaram, também, a capacidade de reciclagem para 490 mil toneladas por ano. Os resultados começaram a ser conferidos, já que a Novelis foi a responsável por reciclar o montante recorde de 21 bilhões de latinhas de bebidas no ano de 2021 – 2 bilhões a mais que no ano de 2020 – e contribuir com 64% do índice de reciclagem do país, que chegou a 98,7% de todas as latas consumidas.

Agora, o novo aporte será direcionado a três frentes. A primeira e mais importante delas é o aumento de capacidade de laminação com aquisição de um novo forno pusher e de tecnologia para incremento de produtividade da fabricação de placas de alumínio utilizadas no processo, além de uma nova linha de embalagem do produto final. A segunda visa assegurar avanços na confiabilidade da fábrica com a duplicação de equipamentos (faceadeira e um novo motor para o laminador a quente) e uma nova área de armazenagem para melhorar a movimentação e o manuseio dos produtos. A terceira é focada em inovação com a implantação de um Centro de Soluções ao Cliente (CSC), em São José dos Campos (SP), onde as empresas do setor poderão contar com suporte no design de latas​, projetos para redução da pegada de carbono, desenvolvimento de ferramental, avaliação e análises técnicas e laboratoriais, entre outros serviços.

COMENTÁRIOS