Brasil bate novo recorde de reciclagem de latas de alumínio

O Brasil reciclou 98,7% das latas de alumínio que foram produzidas em 2021, o que representa cerca de 33 bilhões de embalagens. Os números foram divulgados nesta quarta-feira (13/3) pela Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas).

Segundo as entidades, trata-se do maior índice da história da reciclagem de latas no país, desde o início do mapeamento, em 1990, sendo também um dos maiores do mundo. De um total de 33,4 bilhões de latas vendidas, cerca de 33 bilhões foram coletadas para o processo de reciclagem. Com isso, aproximadamente 1,9 milhão de toneladas de gases de efeito estufa deixaram de ser emitidos na atmosfera, de acordo com cálculos das associações.

“Há mais de dez anos, o índice de reciclagem de latas de alumínio se encontra em patamares superiores a 96%. O Brasil é benchmark no setor para o mundo, graças aos esforços conjuntos de toda a cadeia de suprimento e dos investimentos da indústria do alumínio na modernização do setor e na ampliação dos centros de coleta e reciclagem”, afirma Janaina Donas, presidente da Abal.

COMENTÁRIOS