A Economia Circular ao seu alcance

Com solução completa, Polpel ajuda a transformar liner glassine em embalagens de papel cartão

O excelente apelo visual e a elevada eficiência dos rótulos autoadesivos já são bastante conhecidos. Mas há um ponto que, há anos, vem exigindo esforço de toda a cadeia produtiva envolvida nesse sistema de decoração de embalagens: a busca por uma solução que minimize o impacto ambiental dos liners (o suporte que transporta os rótulos, e que precisa ser descartado após a aplicação dos mesmos).

Esse resíduo normalmente é destinado a aterros sanitários, porque é de difícil reprocessamento. Mas há um aspecto muito positivo: o material geralmente fica concentrado na planta onde é feita a aplicação, facilitando o processo de logística reversa. Faltava uma tecnologia para reaproveitar esse material. Não falta mais.

A Polpel, empresa 100% brasileira, desenvolveu uma solução para recuperar os liners de papel glassine, por meio de um processo que combina reciclagem química e reciclagem mecânica, preservando a qualidade da fibra.

Trata-se de um sistema completo, totalmente conduzido pela Polpel, que faz a captação dos liners, de norte a sul do Brasil, processa os resíduos e dá encaminhamento ao material reprocessado, num processo totalmente rastreável e auditável.

O produto resultante pode ser utilizado na produção de novos materiais celulósicos, inclusive em embalagens de papel cartão. Isso porque o papel usado na fabricação dos liners glassine tem fibra longa, que mantém excelentes propriedades mecânicas mesmo após a reciclagem, permitindo a substituição de cartão de fibras virgens por alternativas recicladas com a mesma gramatura.

Quer saber como fazer para desenvolver um projeto de Economia Circular com os liners usados em seus rótulos e etiquetas autoadesivas? Entre em contato com a Polpel.

Saiba mais: Como reinserir os resíduos de autoadesivos na Economia Circular?

COMENTÁRIOS