Com aditivo especial, frasco de Advil usa 20% menos plástico nos EUA

Os novos frascos do analgésico Advil, que estão chegando às prateleiras do varejo nos Estados Unidos, usam uma tecnologia inédita de plástico sustentável para medicamentos sem necessidade de prescrição. A iniciativa é da GSK Consumer Healthcare que tem o compromisso de reduzir 20% do plástico em mais de 80 milhões de frascos do produto.

Isso foi possível graças a uma tecnologia de nucleação fornecida pela Milliken, o UltraGuard, que é adicionada à própria resina. A tecnologia UltraGuard otimiza as propriedades de barreira do material e, com isso, possibilita a redução da quantidade de resina necessária para moldar e fabricar os frascos de polietileno de alta densidade (PEAD), mantendo as propriedades de proteção do produto. Nos Estados Unidos, o PEAD pode ser diretamente reciclado, quando separado corretamente de outros tipos de materiais.

Sarah McDonald, vice-presidente de sustentabilidade da GSK, explica que foi utilizada uma resina de PEAD bimodal e, “adicionando esse agente, conseguimos reduzir a quantidade de plástico que usamos para fabricar os frascos, mantendo as mesmas qualidades de barreira protetora”. “Isso significa que não precisamos de uma camada de barreira específica para que ela não afete a reciclabilidade”, ela conclui.

Essa mudança de material permite uma redução de 20% no uso de material para os frascos de PEAD, mantendo todas as características importantes de desempenho do frasco, o que segundo a empresa resultará numa redução de quase 227 toneladas de plástico no meio ambiente por ano.

COMENTÁRIOS