Braskem e Valoren inauguram planta de reciclagem mecânica

A Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, e a Valoren, empresa especializada no desenvolvimento e operação de tecnologias para a transformação de resíduos, inauguraram nesta segunda-feira (7/3), sua primeira planta de reciclagem mecânica de plásticos. Com investimento de 67 milhões de reais, a linha de reciclagem tem capacidade para transformar cerca de 250 milhões de embalagens em 14 mil toneladas de resina pós-consumo de alta qualidade por ano. A planta fica em Indaiatuba (SP).

Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular da Braskem na América do Sul, explica que a tecnologia é uma grande aliada para alavancar a reciclagem no Brasil e, consequentemente, o mercado de polímeros pós-consumo. “Os índices de recuperação de resíduos têm crescido gradativamente nos últimos anos e acreditamos que, entre os desafios que o setor ainda possui, o aumento de qualidade da resina PCR, que amplia suas possibilidades de uso, é um fator importante para seguirmos avançando no desenvolvimento desse mercado. Estamos muito satisfeitos em anunciar a parceria com a Valoren, que agregará, ao nosso negócio, sua expertise em gestão e fornecimento de resíduos, além do desenvolvimento de tecnologias para reciclagem, favorecendo toda a cadeia de valor do plástico”, afirma. 

Os resíduos processados na linha de reciclagem são, em sua maioria, de origem doméstica, considerando materiais rígidos de polietileno (PE) e polipropileno (PP), como embalagens de alimentos, materiais de limpeza, produtos de higiene pessoal e cosméticos. O material, após processado, originará um PCR de alta qualidade.

A linha de reciclagem é formada por um complexo modular, ou seja, que integra diferentes etapas do processo. Os resíduos plásticos colocados no início do processo passam pelas etapas de moagem, lavagem, extrusão e homogeneização. O arranjo do projeto é inédito e o maquinário conta com tecnologia europeia de ponta, complementada por equipamentos nacionais.

Entre os diferenciais do projeto estão: linha de lavagem de alto desempenho, com selecionador ótico para remoção de contaminantes por coloração e por tipo de material; silos homogeneizadores; sistemas de dosagem de aditivos e insumos de alta precisão; e, módulo para eliminação de odor e de filtração de polímero de alto desempenho, o que contribuirá para a qualidade do PCR final. O sistema também busca atender às melhores práticas de sustentabilidade, com tratamentos de água de recirculação, para otimização dos recursos de água e de energia. Além disso, o projeto reforça o compromisso da Braskem em adotar as melhores práticas no controle de pellets – formato no qual a resina plástica é comercializada.

COMENTÁRIOS