Ball produz as primeiras latas de alumínio com Certificação ASI das Américas

A Ball Corporation apresenta as primeiras latas de alumínio das Américas certificadas pela Aluminium Stewardship Initiative (ASI, ou Iniciativa para Gestão Responsável do Alumínio, em tradução livre), em edição comemorativa. A lata é a primeira do mundo a levar o logo da ASI, reafirmando os avanços na área de sustentabilidade da Ball. Após se tornar pioneira no continente, conquistando ambas as certificações internacionais, a Ball disponibilizou para diferentes stakeholders as embalagens que seguem rigorosamente aspectos de padrão de desempenho e cadeia de custódia, em toda sua produção sob os pilares ESG.

Com arte de Jaqueline Sampin, que celebra o alumínio como aliado do meio ambiente, a lata é o primeiro resultado concreto do processo que garante o desempenho sustentável baseado em princípios ambientais, sociais e de governança e produção responsável ao longo de toda a cadeia de valor do alumínio.

A conquista representa um avanço significativo na meta desenhada pela empresa para 2030, que envolve a compra de metal através de fontes sustentáveis para a produção de latas nas unidades fabris. Além das certificações das 15 plantas da Ball Embalagens para Bebidas na América do Sul, a empresa ainda conta com as certificações nas 23 fábricas da Europa, Oriente Médio e África – as primeiras do mundo com a certificação, que ocorreu em 2020.

Todos os fornecedores da Ball já são, ao menos, membros ASI e caminham para obtenção da certificação nos próximos anos. Com estes uma vez certificados e cumprindo com os critérios de reduzir emissões de carbono, a Ball estará ainda mais próxima de cumprir com o objetivo de zerar suas emissões até 2050 e de fornecer 100% de suas latinhas com alumínio certificado para seus clientes.

Ao longo de 2022, a Ball trabalhará no engajamento e poderá ainda suportar seus clientes para que eles também busquem a certificação. Com isso, as marcas de bebidas poderão comercializar latas certificadas ASI na América do Sul, garantindo que seus produtos cheguem até os clientes em uma embalagem certificada e produzida a partir de fontes responsáveis.

A certificação ASI

ASI é uma iniciativa global, sem fins lucrativos, que define padrões que garantem o desempenho sustentável baseado em princípios ambientais, sociais e de governança (ESG) e fornece garantia de produção responsável ao longo de toda a cadeia de valor do alumínio.

Na Certificação de Desempenho, são levadas em conta a intenção e a prática em relação à integridade corporativa, economia circular, reciclagem, emissões de gases de efeito estufa, gestão de recursos naturais, biodiversidade, saúde e segurança dos trabalhadores e atuações positivas na vida dos colaboradores e comunidades locais.

Já a Certificação da Cadeia de Custódia garante a gestão responsável e a rastreabilidade do material produzido através de uma cadeia de valor ininterrupta. Esse processo envolve e exige que todas as etapas da produção da lata estejam certificadas, desde a extração da matéria-prima, passando pela mineração, fundição, laminação e fabricação, até a venda do produto com o envase das latas prontas.

O Brasil é o maior polo de fábricas da empresa na América do Sul, contando com 11 plantas espalhadas pelo país – e não é coincidência o território ser referência na reciclagem de alumínio, com taxa de reciclagem de 97%. A reciclagem do material economiza 95% da energia necessária para a produção de alumínio virgem e, assim, ajuda a comunidade global a cumprir as metas urgentes de redução de carbono.

COMENTÁRIOS