Pepsico adota paletes produzidos com plástico à base de lixo doméstico

A PepsiCo anunciou o uso de material UBQ, desenvolvido pela startup israelense de mesmo nome, em um palete sustentável que utiliza lixo doméstico em sua composição. Durante o processo de fabricação do material UBQ, os resíduos são redirecionados e as emissões de gases de efeito estufa (GEE) são evitadas. Somente neste projeto inicial, a implementação do material economiza o equivalente a mais de 6.500 kg de emissões de GEE. Mais de 739 quilos de resíduos serão retirados de aterros sanitários e transformados em um material útil. Os paletes são desenvolvidos no Brasil, pela empresa parceira Ecoboxes Embalagens Plásticas, especializada em soluções voltadas para sustentabilidade e economia circular.

O material UBQ é um termoplástico de base biológica, produzido 100% a partir de lixo urbano, incluindo mix de plásticos, papel, papelão e orgânicos, e é adequado para substituir plásticos convencionais em várias aplicações duráveis.

A primeira fase do projeto em conjunto com PepsiCo inclui a fabricação de 830 paletes ecológicos, usados para transporte de cargas em dois centros logísticos da empresa. Além do UBQ, os paletes são feitos a partir de materiais reciclados que incluem resina PP reciclada e BOPP reciclado (película plástica usada na embalagem de snacks da empresa), que completam o ciclo de economia circular.

“Essa inovação é bastante empolgante para a PepsiCo porque nos ajuda em nossa jornada por materiais que substituam o plástico virgem e ao mesmo tempo atuem na redução de gases de efeito estufa. Além disso, este é um material diferenciado por representar uma alternativa à cadeia como um todo, principalmente no que se refere à coleta, triagem, transporte e disposição final em aterros. Agora vamos escalar essa solução no Brasil, América Latina e, porque não, em outras partes do mundo”, afirmou Raphael Cyjon, Diretor Sênior de Operações da PepsiCo LatAm.

Também está sendo estudada a possibilidade de usar o UBQ como matéria-prima para outros fins, que serão revelados em breve, mostrando o empenho da PepsiCo e de seus parceiros na busca por soluções que ajudem a acelerar sua agenda ESG.

A ação está alinhada à transformação estratégica PepsiCo Positive (pep+), que coloca a sustentabilidade no centro do negócio da companhia, e tem como objetivo global alcançar as emissões de carbono Net-Zero até 2040.

COMENTÁRIOS