Dow passa a integrar programa da Avery Dennison que já reciclou 4 mil toneladas de rótulos e adesivos

A Dow passa a integrar o Programa AD Circular, iniciativa da Avery Dennison que tem como objetivo promover a economia circular no setor de rótulos e adesivos. A ação é feita a partir da reciclagem de liners, a camada de papel que protege o adesivo das etiquetas antes de sua aplicação, transformando-os em outros produtos que podem ser novamente utilizados pela empresa, como papel toalha e outros itens de higiene pessoal.

“Estamos muito satisfeitos com nossa participação no programa AD Circular, uma iniciativa que vai de encontro às nossas metas de sustentabilidade para as próximas décadas. Acreditamos que, ao criar conexões entre diversas empresas, colaboramos com o fortalecimento de toda a cadeia e impulsionamos a circularidade dos materiais. Nosso objetivo é ampliar a reciclagem de resíduos de liners para outras fábricas da Dow e contribuir ainda mais com o meio ambiente”, ressalta Renata Campos, líder de Pesquisa & Desenvolvimento na Dow para a América Latina.

Em um balanço realizado pela Avery Dennison em janeiro, pouco mais de dois anos após a implementação do Programa AD Circular, foram contabilizadas mais de 4 mil toneladas de resíduos reciclados e processados. Atualmente, mais de 70 empresas – incluindo convertedores, marcas e recicladores – participam do programa, e a Avery Dennison está trabalhando para ampliar essa atuação em toda a cadeia, com novos parceiros. Entre as empresas participantes do projeto estão Pernod Ricard, Natura, Ourofino, Sakura, Coty, entre outras.

Para promover a economia circular em suas operações, em 2021, a Dow, em colaboração com a Polpel, empresa brasileira referência no tratamento de papéis de difícil reciclagem, implementou uma iniciativa de reciclagem dos resíduos de papel liner de etiquetas autoadesivas na fábrica de Hortolância, em São Paulo. Na primeira coleta desses resíduos de liner, foram direcionados cerca de 660 kg para reciclagem. Com a celulose obtida nesse processo, toalhas de papel e papel higiênico são produzidos e adquiridos pela Dow, fechando, assim, o ciclo da cadeia.

“Para a Dow, incluir o silicone na cadeia da circularidade é particularmente importante, porque a empresa é líder na América Latina no fornecimento de soluções desse tipo de revestimento. A companhia faz parte da Celab – Circular Economy for Labels –, uma coalizão global de empresas que busca soluções circulares para rótulos e etiquetas, bem como para o material que resta no processo de produção, como bordas que sobram no corte e conversão das etiquetas”, enfatiza Renata Campos.

A circularidade está relacionada aos objetivos de sustentabilidade da companhia para as próximas décadas: alcançar a neutralidade em emissões de carbono para proteção do clima e eliminar materiais plásticos como resíduos para fortalecer e economia circular.

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