Mudanças geracionais, preocupações ambientais e um novo universo digital esperado são tendências de preferências de cor em 2023

A Avient Corporation anunciou o lançamento do ColorForward™ 2023, a 17ª edição do guia anual de previsão de cores para a indústria de plásticos criado por sua equipe ColorWorks™.

Como acontece há quase duas décadas, um grupo de especialistas em cores e tendências sociais de todo o mundo se reuniu durante cinco dias para identificar quatro tendências globais que podem influenciar a resposta dos consumidores às cores nos próximos anos. A equipe designou cinco cores e/ou efeitos de cor para representar elementos-chave de cada tendência com um total de 20 cores baseadas em tendências.

O resultado é uma embalagem única de materiais inspiradores para ajudar os designers de produtos plásticos e profissionais de marketing a fazer escolhas de cores mais informadas para novos produtos e embalagens.

A influência persistente da pandemia da COVID 19 é vista em Mare Tranquillitatis, uma tendência que observa o aumento da consciência e preocupação com a saúde mental, juntamente com seus cuidados e tratamento. As cores desta paleta são na sua maioria frias, transparentes e, em alguns casos, fluorescentes, além de um efeito de respingo aleatório para representar uma aceitação crescente do uso médico de certas substâncias psicoativas.

Code Blue não é tanto sobre a cor em si, mas sim a mensagem de alarme hospitalar indicando uma emergência extrema – neste caso, o planeta é o paciente em crise climática. Aqui as cores são terrosas, mas adequadamente atenuadas, escuras e um pouco sujas para refletir a ansiedade que muitas pessoas estão experimentando.

Esses medos são particularmente agudos entre as gerações mais jovens, mas são também as pessoas que estão pressionando para agir não apenas sobre o clima, mas sobre toda uma série de questões que moldarão o futuro. Esta tendência, denominada CatalyƧt (o ‘S’ invertido é uma referência à Geração Z, o grupo que acaba de chegar à idade adulta), é representada por uma paleta de cores principalmente brilhantes, esperançosas, mas também sérias.

A família de cores mais eclética, incluindo transparente, metálica e efeitos especiais, é atribuída a Meet-your-verse, uma tendência que reconhece a influência emergente do “Metaverso”. Previsto para ser uma inovação tão importante quanto a Internet, ele promete abrir um mundo totalmente novo que acomoda diferentes meios de interação humana, assim como uma possível fuga da realidade.

A Avient oferece apresentações do ColorForward™ em seus quatro centros de design e tecnologia ColorWorks™ em todo o mundo, bem como em conferências e locais selecionados de clientes.

Aqueles interessados em saber mais sobre como colaborar com a ColorWorks™ podem visitar o site: https://www.avient.com/avient-ColorWorks

COMENTÁRIOS