Braskem recicla arrecadou 37 toneladas de resíduos em 2021

Entre os dias 15 e 21 de dezembro, o Braskem recicla, em edição inédita no município de Mauá, coletou 6,3 toneladas de resíduos na cidade. O projeto, que conta com o patrocínio da Braskem em parceria com a SOLOS (startup focada em desenvolver soluções para reduzir o lixo das cidades) e a Prefeitura de Mauá, teve como objetivo incentivar e conscientizar a comunidade de que a reciclagem é importante não só para a preservação do meio ambiente, mas também por ser uma prática de impacto direto na geração de empregos e renda.

Durante a semana de atividade, a população levou resíduos recicláveis, como plástico, papel, papelão, óleo de cozinha, eletrônicos, eletrodomésticos, metais ou vidro, para a “Estação de Reciclagem e Educação Ambiental” instalada na Praça do Relógio, no centro de Mauá. Cerca de 60 mil pessoas da cidade foram sensibilizadas por um time de cooperadas que conduziu um jogo educativo sobre o Ciclo da Reciclagem e que também foram responsáveis por realizarem a triagem de todo o material recebido.

Os resíduos coletados foram enviados para a Coopercata (Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Mauá), parceira do Ser+, programa da Braskem que visa a inclusão social e o desenvolvimento socioeconômico dos trabalhadores da cadeia de reciclagem e que recebem o apoio das Mãos Verdes, instituição que implementa projetos de fomento ao desenvolvimento socioambiental. Com a venda dos materiais, a cooperativa obteve um retorno financeiro de R$ 26 mil, o que colaborou com a incrementação de renda de 30 famílias.

De 2020 a 2021, o Braskem recicla contou com cinco edições, sendo três em Salvador (BA), uma em Porto Alegre (RS) e uma em Mauá (SP). Juntas, resultaram na coleta de 37 toneladas de materiais recicláveis, mobilizaram 800 mil pessoas e geraram R$ 100 mil em renda para as cooperativas parceiras da companhia. Assim como em Mauá, a iniciativa foi realizada pela SOLOS em parceria com as prefeituras das cidades.

COMENTÁRIOS