Prêmio Lata mais Bonita prorroga inscrições

O prazo foi prorrogado até 25/10. Criado pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alumínio (Abralatas), o prêmio é uma forma de reconhecer o trabalho de criação de design de rótulos para latas de cervejas no Brasil.

Podem concorrer rótulos de cervejas que estejam em circulação no país desde 2019. Para participar é preciso preencher o formulário de inscrição disponível no site da Abralatas e seguir o passo a passo de envio dos rótulos.

O “Lata Mais Bonita do Brasil” está divido em três categorias definidas de acordo com o tamanho das empresas: micro e pequenas cervejarias com produção anual de até 2,5 milhões de latas de cerveja; médias cervejarias, entre 2,5 milhões e 60 milhões de unidades; e grandes cervejarias, mais de 60 milhões unidades.

Os concorrentes passarão por três fases eliminatórias. Na primeira, os jurados vão escolher os 30 melhores rótulos, sendo dez de cada categoria. Na fase seguinte, os 30 selecionados devem, obrigatoriamente, enviar amostras que serão analisadas pelos jurados. Por fim, as escolhidas vão ser publicadas no site da Abralatas para receberem o voto popular. Os que obtiverem maior pontuação no Conselho de Jurados e mais votos no site serão os vencedores.

Os vencedores terão o direito de aplicar selo exclusivo do Prêmio nos rótulos de suas cervejas, além de terem espaço garantido em publicações e eventos da Abralatas e a conhecerem de perto como uma latinha é produzida. O Prêmio também conta com o apoio da Associação Brasileira da Indústria da Cerveja (CervBrasil), Federação Brasileira das Cervejarias Artesanais (Febracerva) e do Sindicato Nacional da Indústria Cervejeira (Sindicerv).

Jurados

Confira a lista, em ordem alfabética, dos jurados da primeira edição do Prêmio Lata Mais Bonita do Brasil.

Brixx Furtado
Artista visual, grafiteira, ilustradora e produtora cultural. Atua como artista urbana desde 2010. Se dedica ao grafite, murais, pintura em tela e ilustrações digitais. Possui o cerrado, arquitetura e memórias da infância como grande inspiração para a sua prática artística. Participou de diversas exposições coletivas de arte, entre elas a exposição Arte Radical no Espaço Cultural Contemporâneo em 2012, o Cap Fest, na Colômbia, em 2016. Em 2017 faz sua primeira exposição individual em Brasília. No mesmo ano expôs pela primeira vez no Museu Nacional da República e participou do Santiago Ilustrado no Chile. Em 2019 participa do Mural Festival, maior evento de arte urbana da América do Norte. Em 2020 recebe o prêmio FAC Prêmios Cultura Brasília 60 na categoria Grafite

Daniel Toys
Amante de desenho desde a infância, aos 11 anos conheceu o grafite por meio do skate e começou na arte. Fez o primeiro grafite foi no Guará, mas foi no Plano Piloto, na W3, que as cores e traços do trabalho começaram a ganhar o olhar das pessoas. Estudou Publicidade e Propaganda e trabalhou em algumas agências. Após viajar pela América do Sul, retornou querendo viver da arte com tintas, com as cores o do que é capaz de produzir com elas. Hoje faz murais em ruas, em casas, pinta telas e desenvolve ilustrações no computador.

Michele Monteiro
Formada em Desenho Industrial com habilitação em Comunicação Visual, tem especialização em Gerenciamento de Projetos e em Branding. Com 18 anos de experiência nas áreas de Design e Marketing, trabalhou na Dinamo Design como Diretora de Criação. Atualmente na FSB Design, desenvolve e implementa projetos de branding e identidade visual, endomarketing, marketing de relacionamento, design estratégico, campanhas de publicidade e projeto voltados para o PDV. Coordena equipes e a direção de criação de projetos de abrangência nacional.

Mikael OMIK
Grafiteiro com um gosto por olhares e cabelos laranja. Pintei o primeiro painel na Ceilândia. Tem fascinação pela ilustração desde criança. Foram revisas com trabalhos de artistas de Street Art, nacionais e internacionais, que o levaram para atuação na Arte Urbana. Com o grafite ganhou visibilidade, conhecimento, e ganhou o mundo. Fez painéis na Argentina, no Chile, na França, na Alemanha e na Áustria, além de inúmeros lugares no Brasil.

Rafo Castro
Artista visual e Desenhista industrial por formação, atualmente é Head of Design na OM.art. É responsável por projetos dos mais diversos segmentos, de moda a artes plásticas. Fez parte do Juri Brasil Desing Award em 2019 e da 11ª Bienal de Desing Gráfico da ADG, em 2015. Como artista participou de mais de 30 exposições entre coletivas e Individuais. E em 2019 foi o primeiro artista a assinar o cartaz do festival Rock in Rio.

COMENTÁRIOS