Envasamento de produtos domésticos corrosivos: por que o investimento a longo prazo ainda é a melhor opção?

Ao ter que investir em uma nova máquina envasadora, os fabricantes de produtos corrosivos, como alvejantes ou produtos desengordurantes, são confrontados com um problema particular: a vida útil da máquina. 

Por um lado, a corrosão pode reduzir drasticamente a vida útil das máquinas padrão, por outro, o custo de aquisição de equipamentos à prova de corrosão é significativamente maior. Assim, os fabricantes devem decidir entre investimento de curto e longo prazo, e a escolha final depende principalmente dos critérios de rentabilidade e adaptação do mercado. A Serac detalha neste artigo porque ainda acredita que o longo prazo é a melhor opção em termos de confiabilidade, do TCO (em inglês) ou CTP (Custo Total da Propriedade) e flexibilidade, desde que as máquinas sejam desenvolvidas em estreita parceria com o usuário final.

Fórmulas corrosivas são improváveis de desaparecerem em breve

Apesar das diferentes evoluções nos mercados desenvolvidos e emergentes, as vendas de produtos de limpeza doméstica ainda estão crescendo a um ritmo acelerado em escala mundial.

Embora a preocupação ambiental possa afetar a venda de alguns produtos específicos em favor de agentes de limpeza “naturais”, o benefício de eficiência permanece ao lado de fórmulas mais corrosivas, que continuarão a existir por muito tempo.

Entre esses produtos corrosivos, o alvejante é o que provavelmente tem o futuro mais promissor: primeiro, pode entrar na maioria das famílias em países onde o nível de higiene ainda está em desenvolvimento e onde os consumidores procuram funções/produtos de limpeza e higienização a um custo acessível; segundo, porque eles atendem às expectativas das  famílias afetadas pela  perda de  poder  de  compra, oferecendo uma solução multifuncional que substitui favoravelmente  diferentes   produtos de limpeza específicos.

E por todas essas razões, o futuro dos produtos de limpeza doméstica corrosivos parece não estar próximo do fim.

Novas embalagens que combinam segurança e facilidade

Custo de aquisição deve ser equilibrado com TCO e OEE

Produtos agressivos podem reduzir significativamente a vida útil das máquinas se elas não forem projetadas para serem à prova de corrosão. Líquidos derramados podem infiltrar-se no corpo da máquina e espalhar corrosão entre os componentes, gerando custos elevados de manutenção e tempo de máquina parada.  

Quando devidamente projetada e construída para suportar o contato com produtos corrosivos, uma máquina envasadora pode gerar custos de manutenção anual que representam menos de 1% do custo de aquisição. Com menos avarias e operações adequadas de manutenção, a disponibilidade geral da máquina é obviamente maior e a produção pode ser conduzida sem problemas por um período mais longo. 

O design à prova de corrosão não significa apenas usar materiais químicos resistentes para as peças mais sensíveis. Deve-se buscar maior robustez para todos os componentes, por meio de materiais específicos, revestimentos e métodos de proteção (como por exemplo pressão positiva para componentes elétricos, eletrônicos e acionamentos). Minimizar o número de soldas no projeto da máquina também contribui para estender sua vida útil.

A “proteção proativa” do equipamento também é essencial, pois evita o contato repetido com produtos corrosivos onde não se deseja. A “proteção proativa” é obtida através de um ambiente de produção limpo (menos gotejamentos, por exemplo), exaustão de vapores corrosivos, confiabilidade operacional e alta limpeza.

A segurança dos operadores também é essencial

Máquinas especificamente projetadas para produtos corrosivos podem incluir uma série de opções para garantir que os operadores não estejam expostos a substâncias nocivas. 

A linha de máquinas de envasamento RC da Serac oferece, por exemplo, um gabinete totalmente fechado e estanque equipado com mecanismos comprovados de extração de vapores para evitar a propagação, e um sistema de parada automática conectado com a abertura das portas do equipamento.

Envasadora e Tampadora feita de materiais resistentes à corrosão

Design personalizado atende melhor aos requisitos específicos do produto

A corrosão depende de vários parâmetros, como composição química, temperatura, abrasividade, pressão ou velocidade do fluido, que podem variar significativamente de um produto para outro.

Como vários materiais à prova de corrosão podem ser usados na construção da máquina envasadora, e nenhuma combinação única se mostra ideal para cada produto, o design deve ser sempre realizado em estreita parceria com o usuário final. Conhecendo bem os seus parâmetros, ele poderá contribuir com o fabricante de máquinas na escolha mais adequada dos materiais para o ambiente considerado e, assim, beneficiar-se da vida mais longa possível para sua máquina.

Os materiais à prova de corrosão usados pela Serac em suas máquinas de envasamento RC incluem polietileno ou polipropileno, aço inoxidável 316L, titânio e até Hastelloy.  

A Serac também propõe tanques de aço inoxidável revestidos de Halar que oferecem maior resistência a estresses mecânicos, produtos químicos e temperatura. Esses tanques são particularmente adequados para produtos altamente viscosos que requerem sobrepressão e aplicações que lidam com  fluidos  quentes  ou agentes de limpeza quentes. 

Como podemos ver, do ponto de vista do Retorno do Investimento (em inglês ROI), vários argumentos se mostram a favor de máquinas especificamente projetadas para resistir a corrosão, proporcionando uma longa vida operacional. No entanto, para serem aprovadas em uma decisão final, essas máquinas ainda têm que ser flexíveis o suficiente para garantir que serão capazes de se adaptar às evoluções do mercado a longo prazo.

Envase de frascos com gargalo em ângulo

Com experiência indiscutível adquirida através de sua colaboração de longo prazo com líderes do setor de HPC (Home and Personal Care – Produtos para uso doméstico e de higiene pessoal), e domínio sobre todos os tipos de embalagens (frascos com gargalo em ângulo ou retos, tampas complexas…) e fórmulas (concentradas, perfumadas…), a Serac se posiciona como uma parceira confiável para o desenvolvimento de máquinas e uma visão geral de longo prazo dos negócios.

Ao projetar sua linha de máquinas de envasamento RC, a Serac também enfatizou a flexibilidade usando a tecnologia plug-on® para mudanças de formato/ ferramentais. As ferramentas de mudança plug-on® permitem a produção de múltiplos formatos na mesma máquina, com desmontagem e montagem rápidas.

Combinando rentabilidade com adaptação de mercado, as máquinas de envasamento RC da Serac definitivamente oferecem todos os benefícios necessários para investir em um equipamento de produção de longa duração.

www.serac-group.com

COMENTÁRIOS