ABAL tem nova presidente-executiva

Janaina Donas é a nova presidente-executiva da Associação Brasileira do Alumínio (ABAL). Formada em Relações Internacionais, com MBA em Gestão de Negócios, Janaina tem larga experiência corporativa. Iniciou a carreira como consultora política, trabalhando para em empresas nacionais e multinacionais em setores como mineração, energia, bens de consumo, agroindustrial e farmacêutico.

Antes de assumir o atual cargo, trabalhou no Peru e nos Estados Unidos como diretora de Relações Externas e Novos Negócios para América Latina da Newmont Corporation, empresa líder global em metalurgia e mineração de ouro e outros minérios.

A chegada de Janaina à ABAL marca seu retorno à indústria do alumínio. Por sete anos foi diretora de Relações Governamentais e Comunicação da Alcoa, onde atuou como representante da empresa em diversos comitês e conselhos da Associação. “É uma grande satisfação estar de volta para assumir um desafio tão estimulante como a gestão de uma entidade reconhecida por representar um setor vital para a economia do país e para a vida das pessoas”, diz.

Entre os principais objetivos à frente da ABAL, Janaina elenca como prioritário o posicionamento do alumínio como parte da solução para um mundo que caminha cada vez mais na direção da sustentabilidade. “Temos um produto extremamente competitivo devido à baixa pegada de carbono do alumínio brasileiro. E uma cadeia produtiva com práticas ambientais, sociais e de governança corporativa que são referência nos sistemas desempenho para o setor no mundo. Vamos trabalhar para promover e alavancar essas qualidades”, promete.

Esta é a primeira vez que uma mulher ocupará o comando da ABAL em seus 51 anos de existência. “Janaina reúne competências, habilidades e experiências ideais para representar a indústria brasileira do alumínio. Sabemos que o setor ainda é eminentemente masculino e que temos um longo caminho a percorrer em questões de inclusão e diversidade. Mas é encorajador constatar os avanços obtidos pelas mulheres na conquista de espaço e reconhecimento profissional. Esperamos que o exemplo de Janaina se some a outras iniciativas e que sirva de incentivo ao aumento da diversidade e inclusão”, completa Otavio Carvalheira, presidente do Conselho Diretor da ABAL.

COMENTÁRIOS