CASA E CUIDADOS PESSOAIS: soluções de embalagens adaptadas às tendências atuais do mercado

Os mercados de Home and Personal Care (HPC) consistem em uma gama de produtos cada vez mais ampliada e segmentada. Os fabricantes industriais se esforçam para manter o valor do produto criando novas fragrâncias, novas formas de embalar e novas fórmulas. Como consequência, os processos de embalagem são muito mais complexos, com restrições adicionais em termos de espaço e otimização de OEE. 

Trabalhando em estreita parceria com a indústria de HPC em todo o mundo, a Serac está usando sua visão global das necessidades dos fabricantes para desenvolver soluções eficientes de embalagem, desde o formato do frasco até o enchimento e tampamento.

Embalagem PET transparente em qualquer formato com fabricação própria.

Considerando isso:

•             A fabricação própria de embalagens oferece benefícios óbvios nos custos de aquisição e armazenamento (as pré-formas plásticas são muito menores) bem como na qualidade (sem risco de ter frascos arranhados ou distorcidos durante o transporte e manuseio).

•             O PET está se tornando cada vez mais popular para os produtos de HPC, uma vez que permite produzir embalagens transparentes e borrifadores de qualquer formato com acabamento extremamente preciso. Tudo isso com benefícios sobre o custo da matéria-prima, consumo de energia e reciclagem.

•             A Serac desenvolveu unidades de moldagem de PET por sopro de última geração que combinam qualidade com flexibilidade: elas fornecem controle final do processo de sopro em frascos redondos, ovais ou planos, bem como a possibilidade de mudar rapidamente de um para outro. A opção de aquecimento preferencial é instalada e removida sem ferramentas em apenas 15 minutos e as trocas de moldes requerem apenas 10 minutos.

Particularmente confiáveis e eficientes, as sopradoras Serac podem produzir até 18.000 embalagens de 500 ml por hora, com uma taxa de eficiência superior a 95%.

Elegante, sofisticada, funcional, cristalina ou fosca, embalagens PET oferecem excelentes oportunidades em termos de diferenciação da marca.

Unidades de enchimento aprovadas para a otimização de processos

A tecnologia de enchimento por peso pode ser um verdadeiro triunfo para a otimização de processos em mercados altamente segmentados. 

Primeiramente,   é  adaptado  a  todos os  tipos  de  produtos  (líquidos,  viscosos ou espumosos) e pode acomodar uma relação de tamanho de 1 para 20 em que o enchimento volumétrico só pode comportar uma  relação de 1  para  6; o  mesmo  equipamento  pode,  assim, ser usado para uma ampla gama de produção com um número  mínimo de trocas de  ferramentas. 

Entretanto, o enchimento por peso é a única tecnologia que pode ser aplicada a aprovação do tipo “Automatic Weighing Instrument “ (AWI) e, portanto, ser utilizada para medição legal. 

A aprovação do tipo AWI conquistada pela Serac para  sua  última  geração de enchimento por peso permite que os   fabricantes  se certifiquem de que  estejam  em conformidade com  a  quantidade  nominal  impressa em suas  embalagens, ao mesmo tempo  em que aliviam drasticamente a amostragem de seus produtos  e  eliminam  a  necessidade  de recipientes ligeiramente  cheios em excesso   para compensar os desvios do sistema de enchimento:   a  eficiência  é  aumentada ao longo do tempo e da economia de produto.

Homologação de peso traz garantias de qualidade adicionais para o cliente e para o consumidor final

Novos sistemas de dosagem e limpeza para aumentar a capacidade de produção

Para o mercado de HPC, a Serac desenvolveu pequenos tanques pressurizados combinados com sistemas de dosagem específicos que podem reduzir o tempo de dosagem em até 20%. Estes tanques são 100% auto-drenantes, sem cantos vivos onde o produto poderia ser retido. Eles também podem ser equipados com uma bomba à vácuo adicional para reduzir o tempo de lavagem.

As soluções CIP propostas pela Serac trabalham em circuito fechado e utilizam spray balls para que as unidades de enchimento possam ser limpas rapidamente, com um mínimo de efluentes. O procedimento de limpeza pode ser automatizado e executado em sequência para reduzir ainda mais o tempo de inatividade da produção. A Serac também está oferecendo novas soluções de dosagem para apoiar a inovação de produtos no mercado de HPC, como limpadores com adição de um segundo produto simultâneo tais como aromas ou alvejantes, graças ao tanque de enchimento com câmara dupla.

Linha Multi-colorida para reduzir custos de logística e de reabastecimento de prateleiras

Uma única torre para batocar e rosquear

Para oferecer máxima versatilidade aos fabricantes industriais, a Serac desenvolveu o e-TCS, uma torre de fechamento sem escova. Esta torre foi projetada para aplicações sensíveis e complexas que requerem que as tampas sejam orientadas com precisão e esforço de torque a ser constantemente monitorado e registrado.

O e-TCS pode gerenciar todos os tipos de tampas encontradas no mercado de HPC, mesmo as mais inovadoras e as alterações são reduzidas ao mínimo.

Monobloco sopradora-enchedora-tampadora para máxima eficiência em espaço mínimo

Combox FC, sopradora-enchedora-tampadora equipamento especialmente desenvolvido para a o mercado de HPC

Convencido de que linhas totalmente sincronizadas, onde todos os componentes trabalham juntos como uma única unidade podem proporcionar uma vantagem competitiva para muitos fabricantes industriais, a Serac desenvolveu um monobloco que associa uma sopradora, um enchimento rotativo por peso e uma torre de fechamento.

A sincronização perfeita é alcançada através de um sistema de transferência patenteado que converte o movimento sequencial da sopradora em movimento contínuo, adaptado ao enchimento rotativo assegurando um ajuste constante da enchedora-tampadora à saída da máquina sopradora. Os servos-motores utilizados ao longo da linha oferecem um alto nível de precisão e repetibilidade.

A transferência positiva de pré-formas e garrafas ao longo do processo elimina a necessidade de transportadores e áreas de acumulação, economizando até 25% de footprint, assegura a estabilidade e posicionamento das embalagens evitando congestionamentos e arranhões. 

Blocos compactos exigem uma única pessoa para operar e são também muito mais fáceis de manter. Eles também oferecem economia significativa de energia e trocas simplificadas. 

Por todas essas razões, o monobloco tem ajudado os fabricantes a fazer melhor uso de seu capital enquanto atendem no devido tempo às necessidades de seus diferentes mercados.

Desde máquinas autônomas até monoblocos de enchimento e linhas completas de enchimento, a Serac oferece soluções para  todas as necessidades de fabricação, desde a produção em massa de uma vasta e profunda gama de produtos até nichos de mercado.

www.serac-group.com

COMENTÁRIOS