A Ball Corporation, fabricante de embalagens de alumínio, anuncia suas metas globais de sustentabilidade para 2030, focadas em aprimorar a gestão responsável dos produtos e aumentar o impacto social para criar valor para seus diversos públicos de interesse. A companhia divulga ainda uma visão que envolve toda a indústria, com o objetivo de garantir uma economia verdadeiramente circular para a cadeia de embalagens de alumínio.
Entre os novos objetivos de sustentabilidade da Ball, que promoverão o desempenho em todo o ciclo de vida de seus produtos, estão o compromisso de utilizar 100% de energia elétrica renovável até 2030 e zerar as emissões de carbono antes de 2050. Os objetivos também incluem garantir que todo o alumínio utilizado pela empresa seja comprado de fontes sustentáveis certificadas, e converter ainda 80% do volume global de latas para bebidas da Ball para seus designs STARcan, de peso otimizado.
Complementando os programas de ESG – Ambiental, Social e Governança – já implementados na empresa, a Ball está expandindo seus programas sociais e de diversidade e inclusão existentes, com objetivos específicos para 2025, em cada região e negócio. Por exemplo, a Ball Embalagens para Bebidas América do Sul se comprometeu a aumentar a diversidade racial em novas contratações de 31% para 47% e a Ball Embalagens para Bebidas Europa, Oriente Médio e África planeja aumentar a representatividade feminina em funções de produção, chegando a um índice de recrutamento de mulheres de 25% para essas posições.
Além de seus objetivos de sustentabilidade, a Ball também divulgou uma visão para a indústria, chamada de “Rumo ao círculo perfeito”. O texto propõe um trabalho em conjunto entre marcas de bebidas, varejistas e fabricantes de embalagens de alumínio, para fazer com que latas, garrafas e copos de alumínio – os recipientes para bebidas mais reciclados do mundo – atinjam um índice de reciclagem global de mais de 90% (partindo do atual índice mundial de 69%) e uma média global de conteúdo reciclado por embalagem de até 85%. Hoje, o alumínio reciclado usa apenas 5% da energia usada pelo material virgem e as latas recicladas podem voltar para as prateleiras em apenas 60 dias como uma nova lata.
Para atingir essa visão, a Companhia promoverá uma ação para os diversos stakeholders, incluindo o desenvolvimento de um roteiro para o setor de embalagens para bebidas de alumínio. A empresa também defenderá investimentos em infraestrutura e tecnologia para dar suporte a um sistema de reciclagem mais eficiente e eficaz nas regiões onde opera. A Ball irá trabalhar com parceiros para publicar esse roadmap de reciclagem e plano de redução de carbono em diversas regiões nos próximos doze meses.
“Como fabricante líder mundial de embalagens para bebidas de alumínio, a Ball tem a responsabilidade, para com nossos stakeholders e o planeta, de melhorar o desempenho ambiental, o impacto social, o retorno econômico do nosso negócio e de assumir um papel de liderança na condução de soluções para a crise climática que envolva toda a indústria”, afirmou John A. Hayes, CEO da Ball. “Nossos clientes estão buscando opções de embalagens com baixa pegada de carbono e realmente circulares enquanto trabalham para cumprir as metas de zero emissões e atendem à crescente demanda dos consumidores por produtos sustentáveis. Latas, copos e garrafas de alumínio infinitamente recicláveis são a solução. Queremos aprimorar ainda mais nossos produtos e desenvolver um roteiro de circularidade para toda a indústria em colaboração com nossos parceiros.”
Para desenvolver e promover os melhores métodos, políticas e ações em toda cadeia, a Ball vai intensificar sua troca com os principais stakeholders de todo o setor de embalagens de alumínio para bebidas. O objetivo é chegar a um sistema totalmente circular.