O publicitário Augusto Cruz Neto, fundador da agência Mood (adquirida pela TBWA em 2014),entra no mercado de suplementos com o lançamento da marca Vitamine-se. A startup é a primeira plataforma inteligente de suplementação da América Latina e funciona com base na inteligência artificial, oferecendo uma experiência customizada aos consumidores. Segundo ele, o empreendimento foi criado sob a premissa de unir saúde e tecnologia.
Um relatório realizado pela IQVIA indica que o consumo de vitaminas disparou no país no ano passado. Em abril, o aumento foi de 58% em relação ao mesmo período de 2019, acelerado pela pandemia. Para Neto, a importância da suplementação é atuar na prevenção de doenças, ao invés de ser apenas uma forma de solucionar uma deficiência vitamínica ou surgimento de demais complicações. Ele diz que a Vitamine-se irá se apresentar como uma solução simples e informativa, apresentado alternativas ao consumidor na procura por farmácias convencionais ou de manipulação para adquirir os produtos.
Através da colaboração de médicos e nutricionistas, a startup funciona a partir de um formulário de 20 perguntas que questionam as prioridades e necessidades do cliente. Por meio da inteligência artificial e com base nas respostas, o sistema indica qual é a vitamina mais adequada. Além disso, a empresa oferece três kits primários prontos: de imunidade, beleza e energia. Todas as vitaminas também são vendidas separadamente, além de poli vitamínicos com maior índice de absorção. A Vitamine-se utiliza o machine learning, um sistema que armazena os dados das respostas dos clientes e, com base nos padrões de comportamento, faz o aprimoramento e criação de versões mais modernas do software.