Eco-Desafio promovido pela PepsiCo tem três finalistas brasileiros

O Brasil tem três equipes finalistas na 12ª edição do Eco-Desafio, programa concebido em parceria entre a PepsiCo, YABT (Young Americas Business Trust) e a OEA (Organização dos Estados Americanos) que nesse ano vai premiar projetos sobre inovação e cocriação de soluções que possam reinventar e reciclar o uso do plástico. O programa é destinado a empreendedores(as) da América Latina e Caribe e tem como prêmio o valor de U﹩5 mil em capital semente em cada uma das categorias, para impulsionar as melhores ideias.

Entre os dez projetos finalistas do Eco-Desafio 12.0, estão três equipes brasileiras:

Anamã – O projeto traz uma abordagem que repensa o futuro do plástico utilizando o conceito de economia circular ligada ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis ​​de baixo custo; além de aumentar a conscientização nas comunidades por meio de ações para mitigar o uso dessas embalagens.

Ecomim – Criação de xampus e condicionadores sólidos com o objetivo de reduzir o uso de embalagens plásticas e com zero geração de resíduos em seu processo produtivo. A ideia é conceber esses produtos por meio de um processo vegano com matéria-prima biodegradável.

re.pot – O projeto promove a logística circular das embalagens de entrega, para que, em conjunto com os(as) consumidores(as), estabelecimentos comerciais e deliveries possam reduzir o desperdício desses materiais.

No último ano, o Brasil foi vencedor na categoria “Além da Garrafa e da Bolsa” (“Beyond the Bottle and the Bag”). O projeto Eco Panplas, de Felipe Cardoso, trouxe um sistema produtivo para a descontaminação e a reciclagem a seco de embalagens plásticas contaminadas, sem utilização de água ou geração de resíduos.

“Ficamos muito orgulhosos com os milhares de participantes que ousaram sonhar e desenvolver suas ideias como propostas de projetos, bem como ao YABT e à OEA pelo apoio constante. Na PepsiCo estamos entusiasmados com esses 10 finalistas, especialmente porque temos 3 brasileiros entre eles, e porque o Eco-Desafio é uma ação muito importante da nossa agenda de Sustentabilidade, trazendo ideias inovadoras por um mundo melhor, para essa e para as próximas gerações”, disse Regina Teixeira, Diretora de Assuntos Corporativos da PepsiCo.

A final do Eco-Desafio será realizada em formato virtual, de 22 a 25 de junho, e contará com atividades interativas nas quais os finalistas terão a oportunidade de mostrar o impacto de suas soluções inovadoras e de se conectarem com líderes internacionais e uma comunidade de empreendedorismo.

COMENTÁRIOS