Beiersdorf desenvolve embalagem de plástico renovável certificado

No final do ano passado, a Beiersdorf anunciou sua cooperação com a SABIC com o objetivo de produzir embalagens de cosméticos mais sustentáveis ​​a partir de polipropileno (PP) renovável certificado, substituindo o plástico virgem de base fóssil. A partir de junho deste ano, os produtos para o rosto da linha Nivea Naturally Good estarão nas prateleiras em cerca de 30 países apresentando esta embalagem inovadora e mais ecológica, produzida com resinas do portfólio Trucircle da SABIC

“Temos orgulho de sermos pioneiros em nossa indústria no campo de embalagens plásticas renováveis. As metas ambiciosas que estabelecemos com nossa Agenda de Sustentabilidade estão sendo postas em prática com muito empenho e muito trabalho”, afirma Jean-François Pascal, vice-presidente de sustentabilidade corporativa da Beiersdorf.

“Nossos produtos para a pele obviamente incluem uma embalagem de alta qualidade, que deve atender a muitos requisitos”, diz Michael Becker, chefe de Desenvolvimento de Embalagem Global da Beiersdorf. “Por um lado, isso diz respeito às características visuais e táteis que os consumidores de Nivea estão familiarizados, mas a reciclabilidade da embalagem também é um aspecto importante para nós, em linha com nossa visão de uma economia circular que pretendemos apoiar”, ele afirma.

Segundo a Beiersdorf, produzir uma embalagem à base de cana-de-açúcar ou de milho e, portanto, usar uma “fonte alimentícia”, estava fora de questão. Assim, foi escolhida uma matéria prima de segunda geração, o tal oil. A nova embalagem é baseada no princípio de balanceamento de massa, de acordo com o esquema de Certificação Internacional de Sustentabilidade e Carbono (ISCC PLUS). A base de matéria-prima para o plástico renovável é o tall oil renovável certificado, que é uma matéria-prima de “segunda geração” e subproduto da indústria florestal. Ele está substituindo o petróleo bruto e, de acordo com a abordagem de balanceamento em massa, é integrado perfeitamente ao processo de fabricação, sem a necessidade de estabelecer um processo de produção separado.

“O plástico renovável que utilizamos não tem efeitos visuais diferentes do plástico tradicional ou outras propriedades adversas. Consequentemente, o frasco feito de PP renovável não se distingue visualmente nem ao toque da embalagem anterior”, explica Hannah Rasel, Especialista Sênior em Embalagem da Beiersdorf.

A Beiersdorf também adotou uma nova abordagem para a origem do novo conceito de embalagem, como Isabel Hochgesand, diretora de Compras da Beiersdorf, explica. “Agora estamos nos envolvendo muito mais cedo e mais profundamente na cadeia de suprimentos, onde estamos construindo novos relacionamentos com fornecedores. Tornar-se mais sustentável como empresa também significa impulsionar o desenvolvimento de novos materiais ao longo da cadeia de valor. Estamos indo além de nossos relacionamentos com fornecedores existentes e trazendo fornecedores upstream com nossos fornecedores de nível 1 para acelerar a transformação de nossos materiais de embalagem em direção à sustentabilidade”, ela diz.

Nova embalagem permite a neutralização do clima

De acordo com a Beiersdorf, converter a embalagem em plástico renovável não só tem a vantagem de conservar os recursos fósseis, mas também reduz as emissões de CO2. Cerca de 76 gramas de CO2 são economizados a cada frasco produzido, uma redução de cerca de 60% em relação à embalagem de origem fóssil. O projeto, portanto, também contribui para a meta climática da empresa de reduzir suas emissões de gases de efeito estufa em 30% em toda a cadeia de valor até 2025. A linha de cuidados faciais Nivea Naturally Good é composta por oito produtos será claramente identificável como “clima neutralizado” nas embalagens e em displays em prateleira.

COMENTÁRIOS