Design: Questtonó anuncia fusão com dinamarquesa Manyone

Levi Girardi, CEO da Questtonó Manyone

A consultoria brasileira de design e inovação Questtonó está se unindo à dinamarquesa Manyone. Com isso, a empresa europeia passa a ter acesso ao mercado latino-americano e a agência paulistana ganha presença no Velho Continente.

A Questtonó é fruto da união, há 11 anos, das consultorias fundadas pelos designers Levi Girardi e Leonardo Massareli (Nódesign e Questto Design). Inicialmente, a companhia focava no desenho de embalagens e de produtos de consumo, atuando em projetos como a criação da linha Natura Sou e, durante a pandemia, de um ventilador pulmonar de baixo custo.  

Recentemente, a consultoria ampliou seu escopo, participando do rebranding da Tônica Antarctica e da criação da fintech Voltz junto ao grupo Energisa, por exemplo.

“Nosso trabalho hoje é a criação de ecossistemas de valor para as empresas que retenham uma base de clientes fiéis. Muitas vezes isso tem mais a ver com design de experiência do que de um produto físico, por exemplo”, diz Leonardo Massareli.

A Questtonó tem hoje uma equipe de 45 pessoas, em São Paulo e em Nova York, unidade aberta há seis anos e que inaugurou a expansão internacional da agência. Essa estrutura será acoplada à Manyone, que tem cerca de 130 colaboradores e sedes em Copenhague, Aarhus (Dinamarca), Estocolmo (Suécia), Frankfurt (Alemanha), Londres (Inglaterra), Hong Kong e Cingapura. 

Com a união, a operação no Brasil e em Nova York passa a se chamar Questtonó Manyone. Levi Girardi é o CEO, e Massareli, CCO (diretor comercial).

“A liderança não muda. Continuamos liderando as Américas, já que a Manyone não estava nem no Brasil, nem nos Estados Unidos. Manteremos assim nossa independência operacional no dia a dia do negócio”, explica Levi Girardi. “A união mostra que, quando pensamos em internacionalização, não faz sentido olhar apenas para Estados Unidos e Europa. Teremos acesso a clientes na Ásia, por exemplo, onde a Manyone atua”, ele afirma.

De acordo com o executivo, outra empresa dinamarquesa, a Designit, havia tentado comprar a Questtonó em 2014, em processo que não se concretizou. Um dos fundadores da Designit, David Fellah, é co-CEO e fundador da Manyone. 

Após a união, a expectativa da Questtonó é crescer em 50% suas receitas nos EUA e em 20% no Brasil nos próximos 12 meses.

COMENTÁRIOS