Corona monta estações de reciclagem de plástico em Noronha e Trancoso

Depois de lançar um programa de limpeza de praias no Brasil e recolher mais de 5,4 toneladas de lixo descartados de forma irregular na natureza, a cerveja Corona dá mais um passo na luta pela proteção dos do litoral, com a abertura das estações Protect Paradise (Proteja o Paraíso). São dois containers instalados em Fernando de Noronha (PE) e Trancoso (BA) para coleta, reciclagem e transformação de plástico. Os espaços foram implementados em parceria com o projeto holandês Precious Plastic e a startup brasileira de logística reversa Green Mining, a fim de recolher o plástico e dar a ele uma nova utilidade, evitando que ele chegue ao mar.

Implementados com o apoio das prefeituras de Fernando de Noronha e de Porto Seguro, os containers de 12 metros de extensão funcionam por meio de energia solar, recebendo itens que seriam descartados pela população e agora podem ser entregues nos locais para receber o destino correto. A estação de Trancoso já está em funcionamento, enquanto a de Fernando de Noronha passa a funcionar em abril. Durante esse período, cada container pode triturar, processar e remoldar até 1,5 tonelada de plástico por mês, transformando o material em itens como tigelas, abridores de garrafa, apoiadores de copo e chaveiros, que serão utilizados pelos estabelecimentos próximos e podem ser adquiridos pelo público diretamente nos containers.

Durante as restrições de distanciamento social, o espaço funciona apenas para recebimento de itens plásticos descartados pela população, com obrigatoriedade no uso de máscaras de proteção facial e higienização das mãos.

“Reunimos parceiros que, assim como nós, entendem que o plástico não pertence ao paraíso e também querem mudar essa realidade. O time de Corona está trabalhando em segurança pela preservação desses lugares para que, quando tudo isso passar, eles possam voltar a nos receber de braços abertos”, diz João Pedro Zattar, head de marketing de Corona no Brasil.

Os espaços ainda contam com a contribuição da Wise, parceira de Corona na estruturação dos containers com montagem de maquinário e mobília.

COMENTÁRIOS