Corona desenvolve embalagem sustentável feita de cevada

A Corona apresentou nesta quinta-feira (18/3) um novo pack para seis unidades de cerveja, aproveitando o excedente de palha de cevada para criar uma solução sustentável. A cerveja é a primeira marca global a alavancar essa tecnologia, em um processo de desenvolvimento que durou três anos sob a liderança do Centro Global de Inovação e Tecnologia da AB InBev (GITEC). Esta tecnologia inovadora reimagina o uso da cevada, dando ao ingrediente essencial da cerveja uma nova vida como solução de embalagem sustentável.

A semente de cevada continuará sendo utilizada no preparo da cerveja que os consumidores já conhecem, mas a palha da cevada, resíduo das colheitas dos agricultores, agora será usada na embalagem por meio de um processo exclusivo, combinando o material com fibras de madeira 100% recicladas. O procedimento cria um papel cartão para produzir novas embalagens, tão duráveis e resistentes quanto as que já existem hoje.

Segundo a AB Inbev, empresa controladora da Corona, transformar palha de cevada em fibra de papel utiliza 90% menos água em sua produção quando comparado aos processos tradicionais de polpação de madeira virgem, além de usar menos energia e produtos químicos agressivos. Após a conclusão do projeto piloto, a AB InBev revisará a implementação da tecnologia para outras marcas, aumentando assim o potencial impacto ambiental positivo e a capacidade de influenciar toda a indústria de bebidas.

Veja abaixo o vídeo de divulgação da embalagem

Segundo o brasileiro Felipe Ambra, vice-presidente global de marketing da marca, “a Corona é uma marca que nasceu na praia. Estamos profundamente conectados com a natureza e apreciamos tudo o que ela tem a oferecer, por isso queremos continuar a fazer a nossa parte para protegê-la. Nossa reverência pela natureza é o que inspira nossa visão de nos tornarmos líderes em sustentabilidade, porque queremos que todos possam continuar desfrutando do paraíso. Começando com nossa própria embalagem, avaliamos onde poderíamos fazer mudanças em nossas cadeias de produção e fornecimento para fazer uma diferença real. Temos o orgulho de anunciar este primeiro passo para reinventar o futuro das embalagens para nossa indústria”.

O diretor de Inovação em Embalagens da AB InBev, Keenan Thompson, ressalta estar “empolgado em finalmente lançar essa inovação em embalagens, que desenvolvemos nos últimos três anos. Na AB InBev, estamos continuamente ultrapassando os limites e desenvolvendo soluções escaláveis. Hoje é um momento de orgulho para nós, pois não só estamos oferecendo uma oportunidade para os agricultores, mas também entregando uma solução mais consciente para o consumidor”.

A nova embalagem foi lançada nesta quinta-feira, com produção inicial de 10 mil unidades para packs de seis garrafas long necks, chegando como um piloto na Colômbia em março e em seguida na Argentina, no final de 2021, enquanto a Corona busca dimensionar a nova solução globalmente.

COMENTÁRIOS