O Carrefour anunciou a implantação de um sistema de rastreabilidade de frutas em suas lojas no Estado de São Paulo com tecnologia blockchain. A partir de agora, laranjas pêra, bahia, lima e tangerinas do selo “Sabor & Qualidade” vendidas nas lojas paulistas, poderão ser rastreadas por essa ferramenta em qualquer etapa de seu ciclo de vida. Por meio de um QR Code nas embalagens, o cliente passa a ter acesso em tempo real a informações mais amplas, seguras, imutáveis e transparentes sobre o histórico de produção e transporte do produto, tais como a origem, safra, data de coleta, de processamento no packing house e chegada às gôndolas.
De acordo com o Carrefour, o uso do blockchain na cadeia alimentar está alinhado ao propósito da companhia de educar o consumidor para uma alimentação mais saudável e sustentável, seguindo o movimento global da companhia, denominado “Act For Food”. “Essa tecnologia contribui para a democratização da informação sobre a origem do produto para o consumidor, assim, ele pode escolher de forma responsável os alimentos que leva para casa, optando por produtos cuja história é possível conhecer e promover”, diz Lucio Vicente, Head de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil. “As informações fornecidas pelo QR Code asseguram que a produção é monitorada pela empresa e que se tratam de produtos com alto valor agregado”, ele ressalta.
A primeira linha de produtos lançada pela companhia com essa tecnologia – que faz parte da plataforma FoodTrust, em parceria com a IBM, e é um aprimoramento em relação à rastreabilidade tradicional adotada no mercado, pela riqueza de informações e confiabilidade – foi a de Suínos Sabor & Qualidade, em abril de 2019. Nesse caso, o blockchain permite também o acesso a dados sobre criação e controle veterinário, alimentação dos animais, transporte até o abatedouro e açougue, abate e controle de qualidade. Até o final de 2021, a expectativa é de que o uso do blockchain seja estendido a outras cadeias da marca.