Nescau anuncia mais um importante passo em seus cuidados com o meio ambiente. A partir desse mês, a marca vai substituir 100% dos canudos plásticos de suas bebidas por alternativas de papel. A iniciativa é uma continuação da jornada iniciada em 2019, com o anúncio da retirada de parte dos canudos plásticos de Nescau Prontinho. Até agora, cerca de 7% das embalagens cartonadas de Nescau Prontinho vinham comm o canudo de papel.
Toda a produção do Nescau prontinho passa a ser feita na fábrica da Nestlé em Feira de Santana (BA), em uma nova linha de envase de embalagens cartonadas assépticas, adquirida da Sig Combibloc.
A substituição vai se estender também para todo o portfólio de bebidas da Nestlé, o que vai fazer com que a empresa deixe de utilizar mais de 300 milhões de canudos plásticos por ano a partir de 2021, totalizando cerca de 128 toneladas de plástico a menos. O investimento foi de 50 milhões de reais, e inclui a nova linha de produção, adaptações em fábrica e comunicação, e integra as comemorações de 100 anos da Nestlé no Brasil, que serão completados no ano que vem.
“A SIG desenvolveu todo o projeto da fábrica de Feira de Santana, para a Nestlé, desde a parte estrutural até o envase. Nosso principal objetivo foi garantir a melhor solução de envase, além da mais sustentável, com toda a expertise e tecnologia da Sig”, afirma Andressa Joaquim, Diretora de Mercados para a Sig na América do Sul.
A Nestlé contará com três máquinas combiblocMini, podendo envasar cinco tamanhos de embalagens flexíveis em volumes que variam de 125ml a 250 ml. Com a novidade, SIG passa a ser parceira 100% da Nescau para embalagens cartonadas no Brasil.
Além da eliminação dos canudos plásticos, Nescau deu também importantes passos para a redução de uso de materiais de embalagens em sua linha de bebidas. Após diversas pesquisas e investimentos, os plásticos que mantêm unidas (shrinks) as embalagens de Nescau Prontinho nos packs de três, nove e 27 unidades serão eliminados e substituídos por envoltórios de papel cartão, resultando na redução do uso de 278 toneladas de plástico. Utilizando um novo sistema, com uso de cola para manter pallets unidos, a companhia também conseguiu retirar os plásticos que envolviam os produtos que saíam da fábrica para distribuição. Com isso, serão eliminadas mais 16 toneladas de materiais plásticos por ano. No total, as ações de retirada dos canudos, shrink e stretch film juntas vão resultar na redução de mais de 420 toneladas de plástico.
Em fevereiro 2019, dentro da iniciativa, a marca anunciou uma parceria com o Projeto Tamar, um dos principais projetos socioambientais do país que atua na busca pela preservação das tartarugas-marinhas ameaçadas de extinção. Desde então, as ações em parceria com o Tamar se desdobraram em diversas frentes de conscientização ambiental, educação e apoio à pesquisa e trabalho em campo com as tartarugas. Uma das iniciativas de destaque é o Projeto Tamarear, que promoveu, ao longo de 2020, aulas de biologia, surf e consciência ambiental para crianças em Fernando de Noronha. Outra frente importante foi a aquisição de transmissores via satélite que serão implantados em tartarugas para que elas possam ser monitoradas em tempo real por biólogos.
“Essa é uma jornada de transformação e nosso compromisso é que nenhuma de nossas embalagens vá parar no meio ambiente. Para isso, estamos atuando em diferentes frentes que vão desde repensar nossas embalagens, desenvolver novos materiais e soluções, até promover iniciativas que conscientizem as pessoas sobre a importância do descarte correto de resíduos e da proteção ao ecossistema de onde vivem. Com Nescau, trazemos muito forte essa bandeira de sustentabilidade e queremos usar a força da marca para ajudar a promover mudanças com impacto de longo prazo para a proteção do planeta”, diz Fabiana Fairbanks, diretora de bebidas da Nestlé Brasil.