Qual o impacto da falsificação de produtos no Brasil?

Lacre de segurança VOID contra violação e falsificação de produtos

O alto índice de problemas causados pela violação de embalagens no contexto de mercado atual, aumenta a atenção e a preocupação entre os Brand-Owners referente à proteção de suas marcas e a integridade e segurança de seus produtos. Em busca de suportá-los nesta necessidade, a Avery Dennison, através de seu portfólio Antiviolação e Antifalsificação, possui lacre de segurança VOID que é capaz de evidenciar ou dificultar uma tentativa de abertura de diversos tipos de embalagens.

De acordo com o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade (FNCP) o Brasil perdeu R$ 291,4 bilhões para o mercado ilegal em 2019. Entre os principais efeitos que produtos violados e falsificados podem trazer, podemos citar:

  • Segurança e saúde dos usuários: muitos segmentos da indústria apresentam produtos cuja função é trazer segurança aos usuários finais. A falsificação destes componentes pode trazer graves consequências à saúde e ao bem-estar de seus usuários. Como exemplo, podemos citar produtos de segurança veicular (como cintos de segurança e Airbags), componentes de freios automotivos (como pastilhas), produtos farmacêuticos, alimentícios, entre outros.
  • Problemas de performance: em determinados segmentos, o uso de componentes e produtos falsificados pode causar sérios problemas técnicos nos produtos finais, inclusive, muitas vezes irreparáveis. Como exemplo: placas e componentes de computadores e outros dispositivos móveis, autopeças, entre outros. 
  • Integridade e qualidade do produto: uma pesquisa realizada há cerca de um ano nos Estados Unidos mostra que a abertura indevida de embalagens de restaurantes delivery é uma situação mais recorrente do que se imagina. Quase 30% dos entregadores revelam já ter violado embalagens para provar as refeições que transportavam e mais da metade deles conta que frequentemente se sente tentado a fazer isso. Como no exemplo citado, etiquetas antiviolação, como o lacre de segurança VOID possuem um importante papel na prevenção da abertura indevida de embalagens, garantindo a integridade e qualidade dos produtos até chegar nas mãos do consumidor.

   FONTE: US FOODS [pesquisa realizada em maio 2019 nos Estados Unidos]

O lacre de segurança VOID como uma alternativa na prevenção da violação de produtos

Considerando o contexto descrito acima, entende-se que uma das maneiras de combate a falsificação e mantenimento da qualidade e integridade dos produtos e das marcas oferecidas aos usuários finais é através de tecnologias de antiviolação, como o lacre de segurança VOID, que deixam evidências visíveis em caso de tentativa de violação, alteração ou substituição do conteúdo do produto.

Uma das opções de etiquetas antiviolação presentes no portfólio Avery Dennison é o lacre de segurança VOID. As etiquetas VOID são construções autoadesivas, as quais evidenciam, através de uma mensagem exposta tanto no frontal removido quanto no substrato onde a etiqueta está aplicada, uma tentativa de remoção.

Saiba mais AQUI

COMENTÁRIOS