Avery Dennison se une a consórcio para soluções de reciclagem de rótulos autoadesivos

A Avery Dennison, empresa global de ciência em materiais para rótulos e comunicação visual, se uniu a outros players da indústria para a criação de um novo consórcio globa no âmbito da economia circular para rótulos, a Circular Economy for Labels (CELAB). A iniciativa tem como objetivo oferecer soluções e trabalhar a consciência ambiental em toda a cadeia produtiva, para a reciclagem de esqueletos e liners, maiores resíduos gerados após a produção e aplicação dos produtos de rotulagem.

Com um percentual de apenas 52% de resíduos reciclados em nível global, a CELAB pretende unir esforços para ampliar esse processo e criar maior circularidade para seus produtos. O programa alinha-se aos compromissos de sustentabilidade da Avery Dennison, dos quais fazem parte as metas traçadas para 2025, entre elas, assegurar que suas operações sejam 95% livres de aterros sanitários, 75% dos resíduos sejam reutilizados e trabalhar para que 70% da indústria tenha acesso à reciclagem de esqueletos e liners.

Guiado por quatro princípios básicos, a CELAB tem o objetivo de desenvolver soluções rentáveis aliadas às opções mais favoráveis ao meio ambiente. Para isso, utiliza a cadeia de valor para construir escala e avançar efetivamente com soluções de reciclagem para os convertedores, incluindo os parceiros de impressão e aplicação de rótulos. Além disso, estabelece uma organização imparcial para impulsionar o progresso, alinhada com requisitos legislativos e de consumo. O consórcio permite, através de grupos de trabalho, uma supervisão global para a consistência das comunicações e dos processos.

O trabalho da empresa para ajudar a formar a CELAB é parte das ações globais intensificadas da Avery Dennison, visando promover abordagens circulares em todo o mundo, para a reciclagem por meio de seu Programa Circular AD. 

“Nosso objetivo com o Programa Circular é unir toda a cadeia produtiva e empresas usuárias de rótulos e etiquetas, a fim de criar a consciência ambiental e, juntos, chegarmos a soluções economicamente viáveis de reciclagem e reutilização de resíduos, que podem ser transformados em novos produtos em todo o mundo. Aqui no Brasil, a busca por novos parceiros é contínua, pois o propósito é tornar toda a indústria brasileira de etiquetas mais sustentável”, afirma Ronaldo Mello, vice-presidente e gerente geral de negócios para Materiais para Rótulos e Comunicação Visual da Avery Dennison, na América Latina.

COMENTÁRIOS