Volume de latas de aço recicladas no Projeto Prolata cresce 79% no 3º trimestre

A Prolata reciclou 3 835 toneladas de embalagens de aço entre julho e setembro, totalizando crescimento de 79% se comparado ao mesmo período do ano anterior. De janeiro a setembro de 2020, a iniciativa somou mais de 12 mil toneladas de latas de aço pós consumo recicladas, um aumento de 102% em comparação com o mesmo período de 2019.

Segundo os dados compilados pela Prolata, os Estados que mais reciclaram no terceiro trimestre de 2020 foram Rio Grande do Sul (1 603 toneladas), Paraná (1 302 toneladas) e São Paulo (582 toneladas). No compilado de janeiro a setembro de 2020, Rio Grande do Sul permanece em primeiro lugar, com 4 624 toneladas, mas São Paulo assume a vice-liderança, somando 3 002 toneladas. O Paraná está em terceiro, com 2.687 toneladas.

Criada em 2012 pela Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço), a Prolata tem como objetivo permitir que as latas de aço pós consumo sejam descartadas de forma correta pelos consumidores e revalorizadas em siderúrgicas, transformando-as em novas latas ou em outros itens que utilizam o aço como matéria-prima. Em todo o Brasil a Prolata tem parceria com 47 cooperativas, 18 entrepostos e duas siderúrgicas, além de 46 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs).

“Nossa meta é chegar a 55 cooperativas e 25 entrepostos parceiros até o fim de 2020. Todo material revalorizado pelo Prolata é rastreado via notas fiscais de saída dos parceiros e entrada nas siderúrgicas parceiras, garantindo a destinação ambientalmente adequada das embalagens de aço pós consumo”, explica Thais Fagury, presidente da Abeaço e diretora da Prolata. Até o momento, a Prolata tem quatro termos de cooperação firmados: com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), com o GAEMA da Baixada Santista, com o Ministério Público do Mato Grosso do Sul e com a Secretaria do Meio Ambiente do Paraná. A Prolata foi a primeira entidade gestora para logística reversa de embalagens reconhecida pelo MMA.

Clique nas imagens abaixo para ampliar

COMENTÁRIOS