Vinícola americana aposta em design de embalagem para coquetel à base de vinho

O coquetel Gaze Wine Cocktail, da vinícola americana Vintage Wine Estates, é voltado para os entusiastas do vinho que praticam um estilo de vida que inclui fitness, ioga, meditação, atividades ao ar livre, autocuidado e outras “atividades positivas”. De acordo com Terry Wheatley, presidente da empresa de vinhos Santa Rosa, Califórnia, o objetivo era agradar a esse público “combinando vinho com alguns de seus ingredientes favoritos em um coquetel de vinho moderno, divertido e fácil de saborear”.

O Gaze foi lançado em junho de 2019 nas variedades Coconut Water Chardonnay Moscato e Blueberry Pomegranate Moscato, que foram recentemente acompanhados por um Green Tea Wine Cocktail e um Kombucha Wine Cocktail. As bebidas efervescentes são menos calóricas, têm 4,5% de teor alcoólico e utilizam ingredientes naturais.

A diretora de Marketing da Vintage Wine Estates, Hilary Berkey, diz que a empresa queria capitalizar a popularidade dos hard-seltzers e o desejo dos consumidores por bebidas alcoólicas em embalagens alternativas. “Como uma empresa de vinhos finos, estávamos interessados ​​em produzir um coquetel à base de vinho misturado com ingredientes apreciados por quem pratica um estilo de vida saudável”, conta ela. “Um dos segredos foi desenvolver uma embalagem alternativa e elegante para atrair os consumidores que buscavam algo mais sofisticado do que um hard-seltzer à base de malte”, diz Hilary.

A Vintage Wine Estates escolheu o alumínio para se destacar na categoria emergente, mas evitou um formato de lata tradicional. “A ideia de uma garrafa de alumínio retém as qualidades associadas ao vinho, enquanto a capacidade de fechar novamente a embalagem se ajusta ao estilo de vida ativo do nosso consumidor-alvo”, afirma a diretora de marketing.

A Trivium Packaging trabalhou com a Vintage Wine Estates ao longo de todo o processo para selecionar um formato de embalagem que atendesse às expectativas funcionais e estéticas da vinícola. “Era fundamental que a garrafa de alumínio preservasse os sabores, a efervescência e as características do produto, senão melhor, pelo menos com as mesmas condições de uma garrafa de vidro tradicional”, afirma Berkey. “Igualmente importante era que a embalagem tivesse destaque na prateleira, fosse elegante e sofisticada, fácil de segurar e adaptável a uma ampla variedade de ocasiões de consumo, desde a beira da piscina até casas noturnas”, explica a executiva.

O design escolhido foi uma garrafa de alumínio elegante em forma de “coluna”, com ombros arredondados, que contém 375 mililitros e é fechada com uma tampa de alumínio com rosca. Embora a garrafa tenha um design padrão, Berkey conta que a Trivium concedeu à Vintage Wine Estates direitos exclusivos na categoria para esse formato para garantir a diferenciação em prateleira. Os gráficos para a garrafa foram desenhados pela agência californiana Swig Studio. O briefing de criação pedia o design gráfico utilizasse toda a área da garrafa, destacando os benefícios e comunicando visualmente cada sabor por meio da cor. Cada embalagem tem seu próprio padrão de fundo, que usa o prata do frasco como base, com decoração em 360 ​​graus, com uma cor específica para cada variedade de bebida. A Trivium imprime as latas em serigrafia com três ou quatro cores, dependendo da variedade.

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