Depois de anos de pesquisas e estudos, a Ultragaz acaba de lançar um botijão de gás 40% mais leve que os atuais disponíveis no mercado. O botijão tradicional vazio pesa 14,5 quilos. O novo tem o peso de 8,5 quilos (+13 quilos de gás). A nova embalagem começou a circular em Holambra, no interior de São Paulo, escolhida como cidade-teste por estar fora dos grandes centros e permitir uma avaliação efetiva e controlada da experiência de consumidores e revendedores.
Segundo a Ultragaz, as vantagens do novo botijão vão da funcionalidade ao “design arrojado e inovador que proporciona melhor integração com o ambiente residencial”. A ergonomia e facilidade de manuseio ajudam no carregamento, instalação e retirada do produto. Além disso, o material usado é mais tecnológico, com alça e válvula reformuladas, seguindo padrões internacionais.
“Anualmente, a Ultragaz investe cerca 15 milhões de reais ano em pesquisa e desenvolvimento para entregar produtos e serviços que mudem positivamente a vida das pessoas. Por ser mais leve e ergonômico, o novo botijão proporciona uma experiência mais agradável de compra e a melhora o bem-estar físico dos entregadores”, explica Aurélio Ferreira, diretor de Desenvolvimento da Ultragaz.
A embalagem é fabricada no Brasil e foi desenvolvida por três empresas parceiras: Mangels, que concebeu o vasilhame com materiais mais tecnológicos e leves; HPAK, que criou a alça com design diferenciado e o Grupo Cavagna, que fabrica a nova válvula. Para Fabio Mazzini, diretor presidente da Mangels, o projeto do novo botijão foi um desafio, uma vez que “exigia o desenvolvimento de novos materiais e técnicas e ao mesmo tempo a garantia do cumprimento de todas as normas técnicas e de segurança necessárias. Tudo isso levou cerca de oito anos de trabalho até chegarmos à solução adequada”.