Raio X da Drupa, da maior feira mundial de impressão: quem participa e quem desistiu

A última edição da Drupa foi realizada em 2016

Nos últimos dias, aumentou consideravelmente a lista de empresas de tecnologia de impressão que decidiram não participar na Drupa 2021. Hoje foi comunicada a desistência da oficial da Konica Minolta, anteontem da Canon, e no começo da semana a Ricoh e a Efi anunciaram que também não estarão presentes na maior feira de impressão do mundo. Essas ausências se somam às da HP, Fujifilm, Hidelberg e Komori, entre outras, que desistiram de participar do evento no início da pandemia de Covid-19 (veja abaixo).

A Drupa acontecerá de 20 a 28 de abril de 2021. Inicialmente programada para junho de 2020 e adiada devido à pandemia de Covid-19, a edição do ano que vem da feira de Düsseldorf terá uma duração menor que as edições anteriores (nove dias em vez de 11) em decorrência do menor afluxo de visitantes, devido a restrições de viagens e medidas para conter o vírus que, presume-se, ainda deverá estar ativo em vários países na próxima primavera no hemisfério norte. Desde o anúncio do adiamento da edição 2020, inúmeros fabricantes de tecnologia e equipamentos de impressão anunciaram sua ausência.

Por enquanto, a Messe Düsseldorf, organizadora da feira, garante a realização do evento.

A seguir, uma lista de empresas que desistiram de participar da Drupa e outras que confirmaram presença na feira.

A Konica Minolta Business Solutions Europe não vai participar na Drupa 2021. A multinacional deorigem japonesa anunciou hoje (8/10) que “vai continuar a apoiar os profissionais da área gráfica oferecendo tecnologias de impressão e acabamento digital e envolventes seus clientes de uma nova forma”, e continuar a trabalhar no desenvolvimento de novas tecnologias digitais e híbridas.

A Canon também renunciou à sua participação na Drupa. A empresa de tecnologia digital diz que tomou uma “decisão de responsabilidade para com todos os funcionários, clientes e visitantes para não correr o risco de aumentar o fluxo de pessoas e encontros em um momento tão delicado como o atual, em que o mundo inteiro luta contra a pandemia de Covid-19”.

Em nota datada de 5 de outubro, a Ricoh Europe anunciou que não estará presente na Drupa 2021 e que no futuro, como parte de uma nova estratégia corporativa, se concentrará mais em eventos virtuais. “A Ricoh sempre apreciou muito as oportunidades que a Drupa nos ofereceu ao longo dos anos. No entanto, tomamos essa difícil decisão, pois a saúde, segurança e bem-estar de nossos clientes, parceiros e funcionários são nossa prioridade número um”, afirmou Eef De Ridder, vice-presidente do grupo de impressão comercial e industrial da Ricoh Europe.

A Electronics For Imaging, Inc. – EFI também não participará da Drupa 2021. A decisão vem com uma nota da fabricante de soluções digitais e é motivada por “muita cautela com funcionários, clientes, clientes em potencial e parceiros”, em referência ao pandemia de Covid-19.

“À luz da pandemia de Covid-19, a saúde e segurança de nossos funcionários e clientes continua sendo nossa maior prioridade e, portanto, a HP não terá presença física na Interpack (25 de fevereiro a 3 de março de 2021) e na Drupa 2021”. Com essa declaração, a HP, maior expositora da feira de Düsseldorf, anunciou que não participará “fisicamente” das principais feiras da indústria gráfica em 2021 devido à pandemia, lembrando que saúde e segurança de funcionários e clientes continuam a ser a principal prioridade da empresa.

A Bobst comunicou que está “reduzindo sua presença em feiras especializadas, limitando massivamente seu impacto ambiental”. Como resultado, para 2021 a empresa decidiu não participar da Drupa e de outros eventos do setor, mantendo apenas uma participação limitada na Ásia”. A fabricante diz que, deseja “inaugurar uma nova era para seus Centros de Competência, oferecendo a todos os clientes, mesmo os potenciais, novos métodos de acesso a demonstrações de produtos e soluções de negócios”. Isso inclui a possibilidade de “virtualizar a experiência do cliente com demonstrações de streaming ao vivo estendidas a todas as máquinas”.

A Fujifilm anunciou que não participará da Interpack nem da Drupa porque “a pandemia de Covid-19 continua a se espalhar” e porque sua principal prioridade é a segurança dos funcionários e clientes. A empresa diz que está alcançando um “novo normal” e que  “comunicações remotas e formas mais eficientes de trabalhar serão necessárias com frequência crescente na indústria gráfica”.

A Heidelberg anunciou em julho não participará da Drupa. A empresa afirma que quer focar em novos eventos digitais para apresentar produtos e inovações ao mercado. Segundo a Heidelberg, os efeitos da propagação da pandemia vão remodelar a cara da maior feira do setor: “Em 2021, a drupa será um evento muito diferente: restrições globais de viagens e regulamentos de higiene significam menos visitantes e restrições de comunicação. Feiras comerciais internacionais tradicionais com estandes e pavilhões serão provavelmente difíceis de implementar e provavelmente perderão seu status de eventos de encontro global para clientes e produtores. Como parceira de longa data da Drupa, a Heidelberg ficará feliz em continuar oferecendo sua experiência para desenvolver conceitos de feiras comerciais futuras com novas possibilidades digitais e necessidades do cliente”, diz a companhia.

A fabricante alemã de máquinas de corte e vinco, máquinas de acabamento e máquinas de colagem Kama confirmou a participação na feira. “Para o nosso setor, a Drupa é o único mercado global no hemisfério ocidental e, portanto, insubstituível. Fabricantes de máquinas de pequeno e médio porte como nós, que desenvolvem soluções de alta qualidade para o mercado global, precisam da Drupa como palco para mostrar seus novos produtos e desenvolvimentos”, diz a empresa.

A Kodak não estará na Drupa. A companhia afirmou que “o compromisso com a segurança de seus funcionários e clientes durante a pandemia Covid-19 é fundamental. As preocupações e impactos contínuos da pandemia tornam difícil para nós alocar recursos para tal evento nestes tempos incertos”. Em nota, a empresa diz que “continuará investindo na indústria gráfica, redobrando seus esforços no desenvolvimento de soluções digitais e fornecendo os produtos de que os clientes precisam para promover produtividade e crescimento com evolução. do setor”.

A Koenig & Bauer é uma das poucas gigantes do setor que reiterou sua intenção de participar da edição de abril de 2021 da Drupa. Claus Bolza-Schünemann, que além de CEO da empresa é presidente da Drupa, diz que a Koenig & Bauer quer destacar o papel que a feira de Düsseldorf sempre desempenhou na indústria gráfica. “Continuamos a ver a Drupa como um elemento-chave no setor das artes gráficas e acreditamos que é nossa responsabilidade apoiar este setor. Queremos fazer a nossa parte para continuar dando impulsos importantes com encontros presenciais ”, justificoo o executivo.

A japonesa Komori anunciou sua decisão de cancelar a participação na exposição em 2021 devido a preocupações persistentes sobre a propagação do novo coronavírus. A Komori explica que tomou essa decisão devido à disseminação contínua da Covid19 globalmente e ao consequente impacto econômico nos mercados desenvolvidos e emergentes, e que fez essa escolha após levar em consideração os riscos potenciais. A fabricante japonesa afirma ainda que pretende lançar “uma série de novos produtos e serviços através de eventos abertos e da participação ativa em feiras regionais”.

A Landa Digital Printing conformou sua participação no evento. “A Drupaé a única feira da indústria gráfica da qual a Landa Digital Printing sempre participou e a razão é que existem centenas de milhares de visitantes para partilhar a nossa visão de como vemos a futuro da indústria”, afirmou o fundador da empresa, Benny Landa.

A Manroland Sheetfed é outra que desistiu da feira de Düsseldorf. A decisão foi divulgada em 14 de julho. O CEO do grupo, Rafael Peñuela-Torres, disse que expor na Drupa, ou em qualquer outra feira, não faz absolutamente nenhum sentido durante a atual pandemia do Coronavirus. “É uma pena. Estaríamos exibido nossas novas impressoras, mas infelizmente isso não é possível nas atuais circunstâncias. Em vez disso, realizaremos uma série de webinars ao vivo”, explicou o executivo.

A Screen Graphic Solutions, multinacional japonesa especializada em máquinas de impressão digital a jato de tinta, sistemas para os mercados de embalagens e rótulos, sistemas de grande formato e pré-impressão, anunciou que não participará da próxima edição da Drupa. No comunicado de imprensa, a escolha é motivada pelas “circunstâncias atuais ligadas à pandemia Covid-19 e pelas crescentes oportunidades de experiências virtuais proporcionadas pelas novas tecnologias”.

A Sitma, empresa especializada na concepção e construção de máquinas, sistemas e linhas completas para os setores de embalagem, pós-impressão e logística, anunciou a decisão de não participar da Drupa. Uma escolha que se insere num plano que visa “a digitalização e a sustentabilidade como alicerces estáveis ​​para o desenvolvimento estratégico”.

A Windmöller & Hölscher¸ fabricante de máquinas e sistemas para embalagens flexíveis, confirmou a sua presença na feira de Düsseldorf. A companhia está presente na Drupa desde a primeira edição em 1951. “Sendo uma das nossas principais feiras (juntamente com K e com a Interpack), a Drupa continua a ser importante para nós. É aqui que as novas tendências na impressão de embalagens são definidas regularmente”, disse Jürgen Vutz, CEO da W&H.

A Xerox informou que tinha “sua própria apresentação de produto e programa de lançamentos” e, portanto, decidiu não comparecer à Drupa no ano que vem. Uma decisão que também seria motivada pela “contínua incerteza sobre a realização de grandes eventos durante uma pandemia”.

COMENTÁRIOS