Novas garrafas de 1 litro da água mineral Bonafont, da Danone, não têm rótulos. As primeiras embalagens sem etiquetas começam a chegar hoje (1/10) ao mercado. Segundo a Danone, as novas garrafas são produzidas com PET reciclado (rPET).
A embalagem, batizada de “Garrafa Manifesto”, tem a cor alaranjada e a marca gravada em relevo. Um obstáculo para adotar o modelo era a impressão do código de barras, que não poderia ser feita na garrafa. A solução foi colocá-lo na tampa.
A embalagem traz em sua concepção a proposta de circularidade, por ser produzida com plástico reciclado de galões da linha Bonafont Re.torna, no final do seu ciclo de vida, de cerca de três anos. “Temos a intenção de que esta Garrafa Manifesto se torne um símbolo dos desafios que estão nos movendo e desperte um olhar para o consumo consciente, que pode ser um grande elo de toda a cadeia para promover a mudança sistêmica que precisamos percorrer”, destaca Erica Migales, diretora de Marketing da divisão de Águas Danone Brasil.
Retirar o rótulo das garrafas é uma forma de facilitar o processo de reciclagem. “Os recicladores precisam retirar um a um os rótulos, e isso atrasa muito o processo”, diz Ricardo Vasques, presidente da divisão de águas da Danone no Brasil.
“Chegar até aqui não foi fácil. Tivemos entraves em todos os elos da cadeia, desafios no mercado de reciclagem, desafios em suprimentos, questões de engenharia de fábrica, regulamentação, design e a definição da melhor mensagem para o consumidor, pois mais do que uma empresa de águas, queremos poder impactar positivamente o meio ambiente e a vida dos consumidores”, completa Erica.
O compromisso da companhia é baseado em três pilares: recolher e reciclar 100% do volume de plástico que utiliza; reduzir o uso de plásticos virgens em seus produtos, alcançando 50% de rPET em suas garrafas até 2025 e 100% até 2030. Para alcançar esse compromisso, desde janeiro deste ano, Bonafont já recolhe 100% do volume equivalente de plástico que coloca no mercado. A ambição da marca é chegar a cerca de 1 bilhão de garrafas a menos até 2025, e para isso vem trabalhando em soluções para alcançar um modelo de negócio 100% circular.
Para tangibilizar esse compromisso, um novo rótulo – para outras versões de garrafas da marca – foi idealizado, a fim de representar a ação de recolher e reciclar 100% do volume de plástico produzido por Bonafont, que entrou em vigência em 2020.
“Nossa missão é levar a melhor solução de hidratação para os consumidores, porém, não podemos ignorar a realidade sensível que o plástico impõe ao nosso planeta, por isso, precisamos agir para o desenvolvimento consciente da categoria de água mineral e inspirar outras empresas. Para isso selecionamos alguns formatos específicos para carregarem a mensagem, mas Bonafont recolhe e recicla 100% do volume equivalente de plástico produzido, ou seja, todas as nossas garrafas, rótulos, tampa e outros componentes das embalagens”, diz Ricardo Vasques.
O plástico é considerado um material seguro, leve e versátil para o envase de bebidas, por isso se tornou tão comum no mercado. Entretanto, o ciclo de vida do material sempre foi visto em um modelo linear de extração, transformação, consumo e descarte. “Bonafont entende que deve fomentar que este sistema se torne circular, reduzindo a necessidade de matéria-prima virgem, colaborando com a cadeia para que as soluções sejam construídas em conjunto, oferecendo melhores opções para o consumidor e garantindo o processo de coleta e reciclagem. Dessa forma, o modelo linear de consumo do plástico transforma-se em um sistema circular, reduzindo o impacto no meio ambiente”, diz a marca.