Bacardi vai retirar garrafas plásticas do mercado

A Bacardi anunciou que vai substituir as garrafas plásticas descartáveis em todo o seu portfólio de produtos por alternativas vegetais 100% biodegradáveis até 2023. Com a mudança, a projeção é de que 80 milhões de garrafas plásticas deixarão de ser produzidas por ano, o que equivale a cerca de 3 mil toneladas (veja vídeo abaixo).

Para viabilizar o projeto, a Bacardi fez uma parceria com a Danimer Scientific, desenvolvedora e fabricante de produtos biodegradáveis. Os plásticos à base de petróleo usados pela Bacardi hoje serão substituídos por um biopolímero (Nodax PHA) derivado dos óleos naturais de sementes de plantas, como palma, canola e soja.

De acordo com a Bacardi, as novas garrafas de destilados serão biodegradáveis em uma ampla variedade de ambientes, incluindo solo, água doce e água do mar. A companhia garante que após 18 meses, as garrafas desaparecerão sem deixar para trás microplásticos.

O rum Bacardí será o primeiro destilado a aparecer na nova garrafa, antes que o material à base de plantas seja lançado para substituir o plástico de uso único em toda a cadeia de abastecimento da Bacardi e nas 200 marcas e rótulos da empresa, incluindo o gim Bombay Sapphire, a vodca Grey Goose, a Tequila Patrón, o vermute Martini e uísque escocês Dewar’s.

Veja também: Como o morcego se tornou símbolo da Bacardi

Jean-Marc Lambert, vice-presidente sênior de operações globais da Bacardi, disse que quando foi estabelecida a meta de a empresa de ser 100% sem plástico até 2030, já se sabia “que seriam necessários avanços inovadores no design de embalagens para torná-la viável , e é exatamente isso que está acontecendo por meio de nossa parceria com a Danimer”.

Com a ajuda do novo material, a equipe de Desenvolvimento de Embalagens da Bacardi também espera retirar o revestimento plástico das tampas de garrafas. “Pode parecer pouco, mas adicione isso a cada garrafa produzida globalmente e estaremos falando de muitas toneladas de plástico todos os dias”, ressaltou Lambert. “Assim que resolvermos esse problema, abriremos o código-fonte da solução para que toda a indústria use. Não se trata de vantagem competitiva, mas de fazer a coisa certa para o planeta”, garantiu o executivo.

O anúncio feito pela Bacardi representa um grande passo para a empresa atingir sua meta de ser 100% livre de plástico nos próximos 10 anos. Além de lançar a nova garrafa de biopolímero em 2023, a empresa também se comprometeu a remover todo o seu plástico descartável não essencial, incluindo todos os materiais de caixas de presente e materiais de ponto de venda de nos próximos três anos.

COMENTÁRIOS