Empresa global de frutas adota embalagem sustentável

Quando inovação e sustentabilidade se juntam, propostas interessantes surgem no mercado. Assim acontece com a nova embalagem desenvolvida pela SanLucar, marca global de frutas e vegetais de origem espanhola com subsidiárias espalhadas pelo mundo.

O objetivo da empresa é reduzir o uso de plástico nas embalagens e optar por materiais alternativos mais sustentáveis, garantindo a preservação ideal do produto em termos de qualidade e frescor.

Como resultado, foi criada a embalagem batizada de Nature Punnet, que consiste em 94% de papel, que é certificado pelo FSC e tem origem em fontes sustentáveis. Também é particularmente resistente à umidade. Essa característica é fundamental para produtos como as frutas vermelhas, que ficam disponíveis nas áreas frigoríficas dos supermercados.

A embalagem de 125 gramas tem na parte de cima um filme plástico perfurado que permite a perfeita ventilação da fruta. Esse filme pode ser reciclado sem problemas, pois pode ser facilmente separado do papel. Assim, o novo conceito não só aumenta o tempo de armazenamento de frutas sensíveis, como framboesas ou mirtilos, mas também ajuda a reduzir o desperdício de alimentos.

Além disso, com a utilização de papel, a embalagem pode ser decorada com o design da marca.

“Tem sido um desafio trabalhar com um produto tão complexo como as frutas silvestres e encontrar a fórmula certa para oferecer aos nossos clientes e ao consumidor final uma embalagem que aposta na natureza, mas também na elevada qualidade que se espera de uma marca como nossa ”, diz Maria Plasencia, gerente de Embalagem da SanLucar.

“A fase de testes, que realizamos nos mercados alemão e austríaco, vai terminar dentro de alguns dias. No entanto, os resultados já mostram que o Nature Punnet é um marco no acondicionamento de fruta fresca”, explica Plasencia.

A SanLucar está trabalhando há anos em uma estratégia de embalagens que é especialmente focada na sustentabilidade. Isso resultou no desenvolvimento de novas soluções para suas mais de 100 referências de produtos. A empresa conta com um comitê de especialistas dedicados exclusivamente à inovação e ao desenvolvimento de embalagens ecologicamente corretas com propostas como a bolsa Natur para uvas e frutas de caroço, já consolidada no mercado. É feita de papel e pode ser totalmente reciclada. Outro exemplo é a bandeja de papelão em que a empresa oferece seus tomates. Com a introdução dessas duas embalagens, a SanLucar conseguiu economizar cerca de 600 toneladas de plástico nos últimos cinco anos.

A SanLucar, é uma marca premium de frutas e vegetais e tem subsidiárias na Alemanha, Áustria, Espanha, Itália, Tunísia, África do Sul, Equador, Benelux e Dubai. Em 1993, a empresa foi fundada na Espanha e emprega aproximadamente 2 800 pessoas hoje, a maioria trabalhando nas próprias fazendas da empresa e nos escritórios da SanLucar em quatro continentes. A marca tem uma gama de mais de 100 variedades de frutas e vegetais em mais de 35 países e está se expandindo para os Emirados Árabes Unidos, Rússia e Canadá.

COMENTÁRIOS