Cheiro de inovação no ar

Wheaton investe em startup brasileira que desenvolveu tecnologia de “cheiro digital” com potencial para revolucionar o canal de vendas diretas no setor de cosméticos

Com o crescimento das vendas por canais digitais, a experiência de compra passa por transformações que certamente demandarão muita criatividade por parte dos profissionais de marketing. Já há algum tempo se discute qual é o novo papel da embalagem nesse contexto onde, em vez de estimular a decisão no momento da compra, precisa reforçar essa escolha quando o produto chega às mãos de quem o comprou.

Em mercados como o de perfume e cosméticos, o cheiro é um gatilho tão importante quanto a apresentação dos produtos. Até recentemente, essa era uma barreira intransponível para quem atuava no e-commerce. Era, até que a Noar, uma startup brasileira que atua com tecnologia de fragrâncias, desenvolveu uma forma de sentir “cheiro digital”, batizada de MultiScent 20.

Cláudia Galvão, CEO da Noar

Para viabilizar o que até pouco tempo atrás era impensável, a empresa oferece diferentes modelos de demonstradores digitais, desde tablets a aparelhos que se conectam com telefones celulares através de bluetooth. Por meio de um aplicativo, os dispositivos liberam a fragrância usando uma tecnologia de “ar seco”, que não deixa resíduos de perfume no ar, no demonstrador ou no usuário. “Além de mais higiênico, o cheiro digital permite a experimentação de vários produtos em sequência, sem confundir o cérebro”, explica Cláudia Galvão, CEO da Noar – uma spin-off da Ananse, fornecedora de fragrâncias microencapsuladas para aplicação nos catálogos impressos de vendas de grandes marcas de cosméticos. A Noar nasceu para buscar uma solução equivalente para os meios digitais. E achou. A empresa receberá um aporte de R$ 30 milhões nos próximos anos. O investidor é outro grande parceiro dos fabricantes de cosméticos: a Wheaton, empresa brasileira conhecida por sua atuação com embalagens de vidro para esse segmento.

Renato Massara Júnior, diretor Comercial e de Marketing da Wheaton

“O MultiScent 20 é uma maneira revolucionária de conhecer e testar novos produtos, que no caso são perfumes”, conta Renato Massara Júnior, diretor Comercial e de Marketing da Wheaton. “Além de fazer o cliente sentir a fragrância, o que por si só é uma solução tecnológica fantástica, a solução traz segurança para o usuário e ainda contribui para a preservação ambiental, já que elimina a necessidade de impressão de uma quantidade enorme de catálogos tradicionais, e evita a produção de embalagens especiais para amostras e testadores.”

A aposta de uma empresa tradicional em uma solução de vanguarda a modernidade não é obra do acaso. Massara explica que a empresa estava à procura de uma startup ligada ao mercado de perfumaria e cosméticos que trouxesse uma disrupção significativa. “Investimos na Noar justamente porque ela está estruturada em dois dos principais pilares da Wheaton, que são inovação e sustentabilidade.” Patenteada internacionalmente, a tecnologia MultiScent 20 está alinhada com o movimento de expansão da Wheaton, que hoje já é uma das maiores fabricantes de vidro para perfumes e cosméticos no mundo.

O primeiro produto da Noar a ser lançado no mercado será o MultiScent 20, um demonstrador digital de fragrâncias, controlado por meio de um aplicativo, que permite experimentar 20 fragrâncias diferentes por inúmeras vezes (cada refil dura em torno de 100 disparos), além de visualizar a embalagem e receber informações sobre o produto. “Usar o MultiScent 20 é uma experiência multissensorial, pois o usuário pode navegar pelo conceito e pela imagem do produto, pode acessar vídeos e música, além, é claro, de sentir a fragrância em si”, comenta Cláudia Galvão. “E uma vez que o MultiScent 20 trabalha em uma plataforma conectada, é possível coletar dados de navegação, experimentação e compra, aplicando análises de Big Data e Data Science às informações coletadas, permitindo às empresas conhecer melhor a taxa de conversão das fragrâncias experimentadas, preferências e comportamentos regionais, aspectos relacionados a sazonalidade, por exemplo.” (veja abaixo vídeo explicativo)

O primeiro cliente da startup para aquisição do MultiScent 20 é a Natura, que conta com 1,2 milhão de consultoras de beleza no Brasil. “O novo device é uma ferramenta de venda diferente de todos os tipos de amostragem disponíveis, e o fato de ser uma experimentação por meio de um cheiro seco, que não espalha resíduos no ar, permite que clientes experimentem mais perfumes”, argumenta Roseli Mello, Head Global de P&D da Natura. O MultiScent 20 deverá chegar ao varejo e às consultoras de beleza até o final do ano, no Brasil e na América Latina.

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