A Brasilata, fabricante de embalagens de aço, irá inaugurar duas novas unidades fabris no município de Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, próximas à CSN – Companhia Siderúrgica Nacional, principal fornecedora da matéria-prima principal na produção das linhas de embalagens metálicas. A controlada CIMEP – Companhia Industrial de Metais e Plásticos, prevê o início das operações da primeira unidade – de caráter transitório – ainda para o mês de agosto deste ano.
Nessa primeira unidade, a empresa irá operar em um galpão alugado de 8 mil m² no bairro Califórnia da Barra. “A planta no estado do Rio de Janeiro era um sonho antigo da Brasilata, e a escolha do município se deu em função da sua localização privilegiada, não somente pela distância da CSN e posterior distribuição para outras unidades produtivas da Brasilata, mas também pela conhecida mão de obra qualificada do setor metal-mecânico da região”, diz Tiago Heleno Forte, CEO da Brasilata. “Já adquirimos um terreno para a construção da segunda planta – de caráter definitivo – que terá 100 mil m² dos quais 18 mil m2 serão, inicialmente, de área construída”, revela Forte ao mencionar que o investimento total do projeto está calculado em R$ 70 milhões, sendo que, até o final de julho, já foram investidos R$ 21,3 milhões na compra do terreno, em máquinas e instalações.
A empresa também contará com 46 funcionários nesta etapa inicial e, até a finalização, o projeto deverá gerar aproximadamente 200 empregos na operação, além daqueles decorrentes das obras de construção da fábrica principal.
A nova unidade de Barra do Piraí será um hub que abastecerá as outras quatro plantas da Brasilata no País. Além da planta de Barra do Piraí, a empresa possui mais unidades em Jundiai (SP), Estrela (RS), Rio Verde (GO) e Recife (PE). Na futura planta, o objetivo da empresa é contar com equipamentos de corte das folhas de flandres, envernizadeiras, prensas – que são as máquinas que fazem os componentes das latas (tampas, anéis e fundos). Além disso, está previsto o investimento em injetoras plásticas para fabricar as tampas e os componentes plásticos utilizados nas linhas de embalagens.
No primeiro semestre deste ano, a Brasilata transferiu operações de sua antiga unidade em São Paulo (SP) para uma nova fábrica no município de Jundiaí (SP). A unidade já opera com as linhas de latas para tintas e produtos químicos, atendendo normalmente o mercado. Além disso, a empresa também investiu em linhas de latas para alimentos.
Com todo esse conjunto de rearranjo logístico e operacional, a Brasilata projeta aumentar sua produtividade e eficiência operacional, consolidando sua posição de liderança no setor de embalagens metálicas.