A Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) emitiu um comunicado advertindo a sociedade sobre fake news que circulam nas redes sociais relacionado à suposta adição de sangue de boi ao café moído e embalado a vácuo para dar mais peso e volume.
A notícia falsa passou a ser distribuída pelo WhatsApp através de um áudio atribuído a um motorista carregador de café do Espírito Santo.
A fake news também foi detectada por sites de monitoramento de notícias falsas, como Boatos.org
A Abic abriu um boletim de ocorrência visando identificar os autores da Fake News.
Abaixo, a nota abaixo emitida pela ABIC:
“A Associação Brasileira da Indústria de Café – ABIC, registrou Boletim de Ocorrência na 4ª DIG – Delegacia de Investigações Gerais – Crimes Eletrônicos (DEIC – SP), em função da “Fake News”, que corre por meio das redes sociais, de um áudio de um suposto carregador de café afirmando que o café moído e embalado a vácuo teria adição de sangue de boi para dar peso e volume.
O delegado titular da 4ª DIG, Dr. Carlos Henrique Ruiz, vai instalar inquérito policial, visando identificar os autores dessa notícia falsa, que caracteriza crime de calúnia, podendo prejudicar todo um setor.
A ABIC reforça a necessidade dos industriais, profissionais do agronegócio e dos consumidores de não compartilhar informações que possuam origem duvidosa ou que não sejam fidedignas. Lembrando que também é crime difundir notícia sabidamente falsa.
Destacamos mais uma vez que o áudio em questão trata-se de FAKE NEWS e salientamos que os cafés certificados pela ABIC são analisados e monitorados periodicamente com a garantia da pureza e qualidade do produto.”