Heineken oferece recompensa em dinheiro para quem reciclar garrafas de vidro

Vidro1

O Grupo Heineken, segunda maior cervejaria do País, disponibilizou nove máquinas que trituram garrafas de cerveja de vidro em unidades dos supermercados da rede Pão de Açúcar e Extra, localizadas na capital paulista. Batizada de Volte Sempre, a iniciativa, que está em fase piloto e terá duração de três meses, faz parte do Movimento Mais com Menos criado pela companhia, e busca promover o descarte correto deste tipo de resíduo.

Pode ser trocada qualquer garrafa de cerveja, de qualquer marca e qualquer tamanho, desde que seja descartável.

Para incentivar a participação do consumidor, a Heineken trouxe como parceira da ação a Méliuz, startup brasileira de cashback (sistema que devolve ao consumidor uma porcentagem do valor gasto em compras). Para essa iniciativa específica, a cada garrafa de vidro depositada na máquina de triturar, o participante receberá R$ 0,10 de cashback (retorno de uma parte do investimento) no aplicativo da Méliuz. Ao completar R$ 20,00 de saldo no extrato da Méliuz, o consumidor poderá solicitar o resgate do valor para sua conta corrente ou poupança, sem nenhum custo.

“O desafio dos resíduos sólidos já vem de muito tempo e pouco avançamos como sociedade nos últimos anos. Se não envolvermos, de fato, todos os elos da cadeia, a solução não será sustentável. Foi neste contexto que surgiu esta iniciativa, que tem o consumidor como elo impulsionador de todo o processo. A ideia é gerar conhecimento e trazer esta ideia de que a mudança está em cada um” explica Ornella Vilardo, Gerente de Sustentabilidade do Grupo Heineken no Brasil.

A iniciativa considera todo o ciclo de logística reversa do vidro, do início ao fim. As máquinas alocadas nos supermercados são de propriedade da Seiva Coleta, indústria de beneficiamento de vidros de Minas Gerais, que conta com investimento pioneiro do Grupo Heineken no Brasil. A tecnologia desenvolvida para a máquina permite que ela se comunique com um parceiro logístico quando atinge 70% de sua capacidade de lotação, gerando um pedido de retirada.

A coleta dos materiais será realizada por motociclistas, responsáveis por levar, em embalagem especial, o vidro acumulado às cooperativas parceiras – Granja Julieta, Coopercaps, Cooperglicerio e Cooppamare –, que cuidam do beneficiamento do vidro e dão continuidade ao processo de reciclagem, vendendo o material à MassFix, empresa de gestão de resíduos de vidro. Essa empresa, por sua vez, completa o ciclo desta logística reversa, revendendo o vidro às empresas de fabricação de garrafas. A ação acontecerá nas lojas do Grupo Pão de Açúcar entre os dias 13 de setembro e 13 de dezembro 12 deste ano.

A iniciativa Volte Sempre também engloba uma campanha com 300 bares no bairro Moema, em São Paulo, que visa levar conhecimento e conscientizar os consumidores sobre a maneira certa de descartar os resíduos de vidro. Para aqueles que forem compartilhar a cerveja com os amigos, os garçons irão sugerir a garrafa de 600ml, que são retornáveis. Em alguns desses bares e de forma itinerante, uma das máquinas da 4Glass será disponibilizada para que os clientes dos estabelecimentos tenham acesso e conheçam a ação que estará acontecendo nos supermercados.

Abaixo, a relação de unidades dos supermercados que receberam as máquinas de triturar.

Pão de Açúcar

  • Unidade Apinagés > Rua Apinagés, 1.147 – Sumaré (SP)
  • Unidade Vila Romana > Rua Tito, 639 – Vila Romana (SP)
  • Unidade Sócrates > Rua Socrates, 120 – Vila Sofia

Extra

  • Unidade Brigadeiro > Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 2.013 – Bela Vista
  • Unidade Itaim Bibi > Av. João Cachoeira, 899 – Itaim Bibi
  • Unidade Morumbi > Av. das Nações Unidas, 16.741 – Retiro Morumbi
  • Unidade Ricardo Jafet > Av. Dr. Ricardo Jafet, 1.501 – Vila Santa Eulália
  • Unidade Aeroporto > Av. Washington Luiz, 5.859 – Jardim Aeroporto
  • Unidade Interlagos > Av. Sargento Geraldo Santana, 1.491 – Interlagos

COMENTÁRIOS