A Cooperativa Agroindustrial Nova Aliança apresenta o primeiro vinho produzido no Brasil envasado em embalagens cartonadas assépticas, fornecidas pela Tetra Pak.
O vinho de mesa Collina, que foi totalmente reestilizado no segundo semestre de 2018, passando por mudanças no nome e na identidade visual, agora é acondicionado em caixinhas de 1 litro.
Segundo a vinícola, o objetivo do lançamento é oferecer ao consumidor mais praticidade e um produto mais leve e que ocupe menos espaço durante a distribuição e nas gôndolas, facilitando a logística. “Tradicionalmente esta categoria é ofertada ao mercado em garrafas de 750 mililitros com fechamento de rolha, e a marca Collina é uma delas. Porém, já é percebido a aceitação do consumidor por diferentes tipos de embalagens”, explica o coordenador de Marketing da cooperativa, Vinícius Fruet. “Então, vimos a oportunidade de apresentar uma opção mais prática e leve. Com isso, lançamos o vinho suave Collina em embalagens da Tetra Pak”, continua o executivo.
Fruet destaca que o vinho em embalagem cartonada já é comum em outros países, e que a cooperativa pretende inovar por meio de uma opção diferente e nova para o público brasileiro. “Queremos nos tornar o principal representante deste produto no Brasil, ao possibilitar um consumo mais acessível e disponibilizar novos momentos de consumo. A nova embalagem também amplia o potencial de exportação da marca”, ele diz.
Para realizar a mudança foi necessário um processo de adaptação do design do rótulo da garrafa para a caixa. Todo o portfólio da marca Collina foi adaptado para a embalagem cartonada. Contudo, devido ao volume e à abertura de mercado facilitada, nesse primeiro momento apenas o vinho suave, que representa 80% do total comercializado dentro dessa marca, será lançado nesse tipo de embalagem.
A Tetra Pak enxerga no lançamento uma oportunidade de expansão e fortalecimento da categoria no Brasil. “Buscamos sempre ter uma visão estratégica para otimizar a atuação dos nossos clientes e ajudá-los a expandir seus negócios. Já atuávamos juntos com a Nova Aliança com o portfólio de sucos , e então surgiu a oportunidade de trazer inovação por meio da embalagem na categoria de vinhos, que já é comum em países da Europa e América Latina”, relata Alexandre Shueda, gerente de Marketing da Tetra Pak Brasil.