A Tetra Pak, uma das principais fabricantes de embalagens cartonadas e equipamentos para processamento e envase de alimentos e bebidas, acaba de inaugurar sua primeira planta piloto no Brasil para a realização de testes de formulação. Localizada em Monte Mor (SP), a planta faz parte do Centro de Inovação ao Cliente (CIC), estrutura desenvolvida pela companhia para auxiliar a indústria a idealizar, desenvolver e testar novos produtos.
“Nossa planta para testes de formulação responde ao compromisso da Tetra Pak de ser uma parceira estratégica para a indústria de alimentos e bebidas, auxiliando os nossos clientes em testes que não somente garantam produtos inovadores e seguros, mas que também respondam às novas demandas e transformações do mercado consumidor”, diz Julia Sotera, diretora de Serviços de Marketing da Tetra Pak para as Américas.
Dividida em três fases – processamento, tratamento térmico (UHT) e tratamento asséptico – a planta piloto da Tetra Pak suporta a produção de aproximadamente 900 amostras por teste, ou o equivalente a cerca de 250 litros por tanque de armazenamento. Diferentes formulações podem ser testadas no local, passando por lácteos (leites e achocolatados), bebidas geladas (sucos, águas de coco e bebidas saborizadas) e alimentos preparados.
Dimensionada para funcionar como uma intermediária entre a produção comercial e a escala de laboratório, a planta piloto conta com mais de vinte equipamentos em sua estrutura. Em média, os testes levam um dia, mas até dois podem ser executados dependendo da similaridade entre as formulações e ingredientes aplicados na fase de processamento da solução.
“Projetamos nossa planta de forma que ela possa fornecer resultados bastante próximos da realidade, mas reduzindo custos associados a parada de equipamentos e consumo de ingredientes”, explica José Muller, gerente da planta piloto da Tetra Pak. Como exemplo, o executivo cita o caso de clientes que contam com estruturas fabris até dez vezes maiores que o local de testes da Tetra Pak.
“Além do custo associado à parada de equipamentos, as máquinas instaladas nas fábricas de nossos clientes foram projetadas para operar em escala comercial, o que significa que operando em formato de teste elas geram gastos elevados e desnecessários com consumo de ingredientes e insumos”, complementa.
A planta piloto da Tetra Pak no Brasil é a primeira da companhia na América Latina e a quarta no mundo. Nos Estados Unidos, mercado onde a empresa mantém outra estrutura para testes de formulação, estima-se que 80% dos testes realizados resultem em inovações ou lançamentos ao mercado.
Além de contar com uma estrutura própria para testar novas formulações, os clientes que utilizam o Centro de Inovação ao Cliente da Tetra Pak têm a oportunidade de imergir no portfólio de produtos e serviços da empresa e discutir e criar novos conceitos para a indústria de alimentos e bebidas.
“Do formato e identidade visual da embalagem até a formulação do produto final, auxiliamos os nossos clientes a fim que eles possam identificar oportunidades e aprimorar produtos ou introduzir novas categorias ao mercado”, diz Julia Sotera.
O Centro de Inovação ao Cliente está em operação desde julho de 2017. Cerca de R$ 40 milhões foram investidos na estrutura, que respalda o processo de inovação de clientes da Tetra Pak em toda a América Latina.