Chamex, marca de papéis para imprimir e escrever da International Paper, chega às prateleiras com uma nova identidade visual e novo posicionamento de mercado.
Segundo a empresa, a mudança está baseada no propósito de despertar a criatividade que existe em cada um e que pode ser colocada em prática nas escolas, escritórios, em casa ou em qualquer lugar. O novo slogan é “Crie seu papel no mundo”. Para a marca, o papel é o maior símbolo de criatividade que existe, e o incentivo necessário para acordá-la está dentro de cada um.
Para chegar a este novo conceito, a International Paper foi ouvir os consumidores para entender suas novas necessidades, hábitos e experiências com o papel. Após a realização da pesquisa, que teve como objetivo compreender a percepção do público sobre a linha de produtos e suas embalagens, a Agência Ana Couto conduziu o processo de desenvolvimento de propósito, posicionamento, nova identidade visual e das novas embalagens da marca.
A marca também passa a ter novos logotipos, que seguem a tendência do mercado, com fontes mais arredondadas e alongadas. As novas embalagens passam a ter uma identidade visual de mais fácil identificação no ponto de venda. As informações do tamanho do papel e gramatura ganharam mais destaque para melhorar a experiência de compra dos clientes.
Nessa nova fase, Chamequinho passa a ser uma submarca de Chamex. O mascote se torna um personagem que representa a diversidade proporcionada pela imaginação – sem uma identidade, cor ou vestuário definido. “Queremos que Chamequinho seja o parceiro das crianças em suas experiências criativas, os incentivando a desenvolver a imaginação sem deixar que a criatividade adormeça ou seja limitada”, diz Tayla Monteiro, gerente de Marca e Produtos da IP.